Notícias / Policial

28/12/15 às 22:06

Instituições são fortalecidas com investimentos em veículos e armamentos

Luzia Araújo | Sesp-MT

Imprimir Enviar para um amigo
Instituições são fortalecidas com investimentos em veículos e armamentos

Foto: Lenine Martins/Sesp-MT

Oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais da Segurança Pública, dotando de melhor estrutura as instituições com novas viaturas, armamento e equipamentos de proteção individual, foi uma das ações prioritárias da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) em 2015.

Importantes investimentos foram feitos na aquisição de armamentos e munições de diversos calibres, além da locação de novas viaturas com padrão internacional de identidade visual.

Foram entregues 51 caminhonetes modelo L 200 Triton para a Polícia Militar e 36 para a Polícia Judiciária Civil, priorizando as unidades mais distantes da capital, que por muitos anos não receberam nenhum investimento na área da Segurança Pública.

Receberam as novas caminhonetes da Polícia Civil os municípios de Acorizal, Araguaiana, Arenápolis, Cláudia, Diamantino, Guarantã do Norte, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Xavantina, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Sorriso, Tapurah, Terra Nova do Norte, Novo São Joaquim, Querência, São José do Rio Claro, Lucas do Rio Verde, Vera, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio do Leverger, que foram contemplados com caminhonetes para a Polícia Judiciária Civil.

Já para a Polícia Militar foram entregues caminhonetes às seguintes cidades: Alto Garças, Araguainha, Campinápolis, Carlinda, Denise, Figueirópolis D'Oeste, Glória D'Oeste, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itiquira, Itaúba, Luciara, Nobres, Nova Brasilândia, Nova Cannã do Norte, Nova Guarita, Nova Nazaré, Novo São Joaquim, Ponte Branca, Querência, Ribeirãozinho, Santo Antônio do Leste, Sapezal, Alto Paraguai, Araputanga, Araguaiana, Campo Verde, Dom Aquino, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Indiavaí, Castanheira, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Santa Helena, Pedra Preta, Poxoréu, Santo do Céu, Santo Afonso, São José do Povo, Torixoréu e União do Sul.

Além das caminhonetes, a Sesp também entregou 18 veículos modelo Palio Adventure 1.8 para atender as polícias Civil e Militar.

Também foram contempladas unidades especializadas das duas polícias, sendo quatro caminhonetes para o Batalhão de Operações Especiais, quatro para a Ronda Ostensiva Tático Metropolitana, quatro para cada uma das gerências de Combate ao Crime Organizado e de Operações Especiais (GOE), além da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa. Já o Grupo Especial de Segurança na Fronteira, Centro Integrado de Operações Aéreas e Perícia Oficial e Identificação Técnica receberam duas caminhonetes cada.



 
 
Corpo de Bombeiros
As ações da corporação também foram fortalecidas em 2015 com a aquisição de 29 novas viaturas para a Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico, o que vai possibilitar a expansão dos serviços de fiscalização e vistoria; além de seis veículos Auto Rápido, cinco Auto Bomba Tanque Florestal, um Auto Tanque e um caminhão para abastecimento de aeronave.

Os veículos serão distribuídos de acordo com a demanda existente nas 18 unidades do Corpo de Bombeiros em Mato Grosso.

Material bélico
Ainda em 2015, a Sesp fez importantes investimentos com a compra de material bélico para as polícias Civil e Militar. Foram adquiridas 1.230 pistolas, 50 fuzis, 50 submetralhadoras modelo HK e 40 metralhadoras, além de 5.092 coletes balísticos, 600 algemas e 250 kits para armamento não letal.
A Sesp também investiu R$ 1.117.648,00 na compra de munições de diversos calibres para atender as necessidades da Polícia Judiciária Civil.

Os armamentos e munições estão sendo adquiridos com parte do recurso oriundos de leilões judiciais das 1.603 cabeças de gado e da propriedade rural Asa Branca, que foram dados perdimento em favor da Segurança Pública. O gado e a propriedade foram adquiridos com dinheiro oriundo de organização criminosa que agia no tráfico internacional de drogas na região Oeste de Mato Grosso.

Próximos investimentos
Para 2016 está prevista a entrega de 174 novas motocicletas equipadas para realização de patrulhamento ostensivo da Polícia Militar. O investimento é de R$ 3 milhões.

Com as motos, os policiais militares conseguirão reduzir o tempo resposta das ocorrências no Estado, atendendo com mais rapidez e eficácia. “Além disso, as motos possibilitam que o policial se desloque de forma rápida nas regiões com índices frequentes de roubos, especialmente região central e comercial dos municípios”, reforçou o secretário de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet