Notícias / Agronegócios

13/04/21 às 21:22 / Atualizada: 13/04/21 às 21:32

Exportações de carne de MT retomam ritmo em março

Vendas ao exterior aumentaram 37,7% em março, impulsionadas pela demanda maior vinda da China e do Oriente Médio

Camila Bini - Imac

AguaBoaNews/Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Exportações de carne de MT retomam ritmo em março

Foto: Divulgação

As exportações mato-grossenses de carne bovina em março de 2021 aumentaram 37,7% em relação a fevereiro, dando indícios de retomada do mercado após incertezas econômicas causadas pela segunda onda da Covid-19. Foram vendidas ao mercado exterior 40,47 mil toneladas de equivalente carcaça (TEC), ampliando em 7,77% o desempenho de março de 2020.

“É o melhor desempenho no ano até aqui, impulsionado principalmente pelas compras da China e Hong Kong e do Oriente Médio, que foram os blocos que mais importaram carne mato-grossense em março”, informa Bruno de Jesus Andrade, Diretor de Operações do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac). Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia, elaborados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

China e Hong Kong seguem na liderança de compras da carne mato-grossense, respondendo por 64% das exportações nos últimos três meses. Em seguida, vem o Oriente Médio, com 12,74% dos embarques. Somente em março, foram enviados aos dois destinos 25,51 mil TEC e 5,58 mil TEC, respectivamente.

Com o desempenho de março, Mato Grosso ampliou em 9,76% o volume de carne bovina comercializado para China e Oriente Médio na comparação com o primeiro trimestre de 2020.

Na análise total de destinos, no entanto, as vendas estaduais, que somaram 101,91 mil TEC, ficam 2,35% abaixo da quantidade exportada de janeiro a março de 2020.
 
Brasil

As exportações de carne bovina in natura e processada do Brasil aumentaram 8% em março na comparação com igual mês de 2020, segundo a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), também com base na Secex. Já em relação a fevereiro, o incremento das vendas ao exterior foi de 28%. No acumulado do ano, o Brasil exportou 411,02 mil TEC até março, contra 413,93 mil TEC no mesmo período de 2020.
 
Sobre o Imac


Criado em 2016, o Imac tem a missão de promover a carne bovina de Mato Grosso, valorizando toda a cadeia produtiva a partir de ações de pesquisa e desenvolvimento, informação e marketing. Em sua composição, estão representantes do Governo do Estado, do setor pecuário e de indústrias frigoríficas.

O Imac atua para desenvolver, hoje, as condições necessárias para que a carne de Mato Grosso continue sendo um produto sustentável, seguro e de alta qualidade, ampliando ainda mais seu mercado consumidor em todo o mundo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet