Notícias / Agronegócios

28/12/15 às 13:51

Senepol impressiona no Pará

Pec Press

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O Senepol, taurino vermelho adaptado, nascido nas Ilhas Virgens, continua a fazer história pelo mundo. No Brasil, país reconhecido pelas suas 200 milhões de cabeças bovinas, não tem sido diferente. Um ótimo exemplo encontra-se no Estado do Pará, estado com alta temperatura e umidade, localizado ao Norte. Lá, um projeto audacioso de produção de carne visa o abate de impressionantes 20 mil cabeças de boi gordo.

Dono de três fazendas e um plantel de 120 mil bovinos, o criador Luiz Pires, de 70 anos de idade, busca meios para melhorar a taxa de desfrute do rebanho, cuja média brasileira é estimada em 20%. E foi numa frenética caçada por reprodutores que conheceu o Senepol.

“Primeiro me surpreendi com a eficiência dos touros jovens Senepol. Cobriram a vacada com tranquilidade e sem regalias na alimentação. Depois ainda proporcionaram uma taxa de prenhez superior a 80%. Eles apresentam a mesma resistência do zebu, mas com a vantagem de serem dóceis”, afirma.

Na grande maioria das propriedades brasileiras, o gado caminha muito para a cópula, tarefa antes cumprida apenas pelo Nelore, raça zebuína predominante. Agora com o Senepol, busca-se agregar qualidade de carne e carcaça e precocidade.

Aos 15 meses de vida, os F1 Senepol (meio sangue) atingiram 15 arrobas, sendo criados e recriados só com capim e sal mineral, além de concentrado à base de milho na terminação. Conseguiu uma arroba de peso a mais na desmama em comparação ao que se obteria com o zebu puro. Luiz almeja abatê-los com 20@ aos 20 meses.

Somente com sangue Nelore e um manejo impecável, não produziria esse novilho em menos de 24 meses. Satisfeito, o veterano pecuarista avança para a pecuária seletiva. Sua meta é produzir 1.000 touros Senepol PO a partir de 2.000 bezerros previstos para nascer em poucas semanas. A base é formada por 300 doadoras de ponta e sêmen de touros americanos.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Ronivaldo Lemos

Médico todo dia

Muito cedo eu tomei a decisão de ser médico. Estudei muito para entrar na Universidade Federal de Mato Grosso e me esforcei igualmente para me formar. Ali, nos corredores do Hospital Universitário, eu reafirmava todos os dias a...

 
 
 
 
Sitevip Internet