Notícias / Agricultura

09/04/21 às 19:47

Campinápolis - Cooperativa retoma atividades após programa do Senar-MT e completa 10 anos de reativação

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Campinápolis -  Cooperativa retoma atividades após programa do Senar-MT e completa 10 anos de reativação

Assentamento PA Santa Célia - parceiro da Cooperativa

Foto: Assessoria

O programa Negócio Certo Rural (NCR) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) é uma grande oportunidade de capacitação, de curta duração, para as pessoas que buscam melhorar o planejamento e a administração de pequenos negócios rurais. Os treinamentos do NCR auxiliaram uma importante cooperativa de produtores rurais do município de Campinápolis a se reerguer após um tempo desativada.

A partir de uma ideia de fomentar o artesanato, nasceu a Cooperativa de Pequenos Produtores de Campinápolis, em 2007. Apesar da adesão de várias mulheres na cooperativa, as dificuldades em relação à logística e ao comércio fizeram com que as atividades parassem.

Segundo uma das fundadoras da cooperativa, Analice Nunes, após quatro anos, com o desejo de continuar beneficiando produtores locais a cooperativa foi reativada. "Em 2011, a gente resolveu mudar o ramo, nos organizamos e participamos dos treinamentos do Negócio Certo Rural, foi quando decidimos voltar com as atividades".

Analice lembra ainda que o município de Campinápolis conta com cinco assentamentos, o que faz com que a agricultura familiar seja uma das atividades mais predominantes na região. "Na cooperativa, começamos a trabalhar com as mulheres desses pequenos produtores locais.

Começamos a produzir polpas de frutas, alguns produtos de origem vegetal, hortaliças e farinhas".

Com a cooperativa funcionando a pleno vapor, a comercialização começou a ser realizada de forma efetiva. Os produtos também têm beneficiado a merenda escolar. Hortaliças e vegetais passaram a ser consumidas por estudantes de escolas municipais e estaduais de Campinápolis e região.

Analice ressalta a importância da cooperativa na vida não só dos pequenos produtores, como de suas mulheres. "A cooperativa é composta em sua maioria por mulheres e reforça a importância desses produtos como fonte de renda. A mulher passa a conquistar seu próprio dinheiro entregando seus produtos".

Além do programa Negócio Certo Rural, o Senar-MT tem auxiliado por meio de seus treinamentos diversas cadeias produtivas da região como a olericultura, piscicultura e o beneficiamento de carne de frango.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet