Notícias / Assembleia Legislativa MT

05/04/21 às 18:05

Deputado Claudinei reivindica vacinação para os profissionais de imprensa e comunicação de MT

O parlamentar solicitou aos órgãos competentes a inclusão dos profissionais da comunicação para imunização contra a Covid-19

Samantha dos Anjos – Assessoria de Imprensa

AguaBoaNews/Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Deputado Claudinei reivindica vacinação para os profissionais de imprensa e comunicação de MT

Foto: Assessoria

Com o aumento de número dos profissionais de imprensa e comunicação contaminados pela Covid-19, em Mato Grosso, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) solicitou, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (5), a inclusão da categoria como grupo prioritário para receber a vacinação contra o novo coronavírus. O pedido foi encaminhado à Presidência da República do Brasil, Ministério das Comunicações, Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES) e Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM).

Em março do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) havia inserido, por meio de decreto, a imprensa como atividade essencial que não poderia ser paralisada durante as medidas restritivas para o enfrentamento ao novo coronavírus. Conforme a Lei de n.º 13.979/2020, é apontada que não poderá ser afetado o exercício e serviços à liberdade de imprensa. “Essa atividade de imprensa é considerada essencial por não ter sido interrompida, mesmo perante a situação que enfrenta o país e o mundo há mais de um ano. É importante incluir os profissionais desta categoria na vacinação, que são linha de frente”, frisa Claudinei.

O parlamentar diz que os profissionais de comunicação têm um papel de suma importância para levar a informação de forma transparente, responsável e séria para Mato Grosso e todo o país. “Eles estão arriscando a vida para nos manter informados sobre a situação da Covid-19, em Mato Grosso, no Brasil e no mundo. Infelizmente, a jornalista da deputada Janaina Riva (MDB) está internada, já saiu da intubação e, se Deus quiser, estará na Assembleia Legislativa trabalhando conosco”, ressalva.

Categoria

A categoria conta com a atuação de jornalistas, publicitários, radialistas, relações públicas, fotógrafos, cinegrafistas, profissionais de marketing e assessores de imprensa que realizam a criação e divulgação de materiais com informações de interesse público, seja por meio escrito (internet, jornais e revistas) ou audiovisual (televisão e rádio). “Estes profissionais levam a informação com qualidade, seriedade e segurança, o que evita qualquer mal-entendido por meio da divulgação de fake news distribuídas nas redes sociais que podem prejudicar, principalmente, o combate à Covid-19. Afinal, o papel jornalístico exige apuração, levantamento de dados, contato com fontes confiáveis para o fornecimento de informações”, salienta o deputado.

Sindicato – Atualmente, a junta administrativa do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor) levanta informações junto aos profissionais da categoria para ter um valor estatístico preciso para ser encaminhado e fomentado aos dados da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

De acordo com informações divulgadas pelo jornal A Gazeta, cerca de 150 profissionais da comunicação de Mato Grosso, entre jornalistas e radialistas, testaram positivo para Covid-19, entre março de 2020 a março de 2021, sendo que 13 entraram em óbito e cinco foram intubados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Pandemia – Na última atualização do Boletim Epidemiológico do Governo do Estado de Mato Grosso, do dia 04 de abril de 2021, já são 315.087 casos confirmados de Covid-19, com 7.999 óbitos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet