Notícias / Internacional

28/03/21 às 13:31

Canal de Suez: as impressionantes imagens de satélite do impacto causado por navio encalhado

Enquanto avança a operação gigantesca para mover o Ever Given, cargueiro encalhado desde terça-feira (23) no Canal de Suez, centenas de navios se amontoam em ambos os lados da passagem, esperando sua vez de atravessar.

Canal de Suez: as impressionantes imagens de satélite do impacto causado por navio encalhado

No canto superior esquerdo é possível ver o cargueiro Ever Given encalhado. Na região à direita, dezenas de embarcações aguardam a retirada para conseguir atravessar

Foto: Reuters

Até esta sexta-feira (26/3), havia 237 embarcações paralisadas nas proximidades do canal no Egito, segundo dados coletados pela agência de notícias EFE junto à Leth Agencies, que oferece serviços de logística em diversos canais e estreitos do mundo.
 
O bloqueio interrompeu a passagem entre a Ásia e a Europa de mercadorias avaliadas em US$ 9,6 bilhões por dia, segundo a consultoria Lloyd's List Intelligence.
 
Mais de 12% do comércio mundial se move ao longo da rota, de acordo com dados da Autoridade do Canal de Suez.
 
Os responsáveis ​​pela operação de resgate alertaram que pode levar dias ou até semanas para mover o Ever Given, de propriedade da empresa de navegação Evergreen.
 
The Ever Given container ship in the Suez Canal, Egypt, 25 March 2021
A nova estratégia para tentar retirar navio que bloqueia o Canal de Suez
A digger attempts to remove earth around the bow of the Ever Given, which is blocking the Suez Canal, Egypt (25 March 2021)
 
Dona de navio que 'entalou' no Canal de Suez pede desculpas por engarrafamento marítimo
barco evergiven
 
Navio encalhado no Canal de Suez: por que incidente pode piorar crise econômica global
Representação do que será a maior instalação de armazenamento de bateria do Reino Unido, com 320 megawatts de capacidade
As baterias que podem tornar o petróleo coisa do passado
 
Alguns navios já cogitavam contornar o sul da África, como o Ever Greet, também da Evergreen, segundo a Lloyd's List, embora a travessia leve quase 12 dias a mais.
 
O Ever Given, que tem 400 metros de comprimento (quase quatro campos de futebol), ficou atravessado diagonalmente dentro do canal que não tem mais de 200 metros de largura, bloqueando o tráfego nas duas direções
Crédito, Reuters - O Ever Given, que tem 400 metros de comprimento (quase quatro campos de futebol), ficou atravessado diagonalmente dentro do canal que não tem mais de 200 metros de largura, bloqueando o tráfego nos dois sentidos
 
No momento, a estratégia usada para desencalhar o navio é a retirada de areia da margem e o uso de navios rebocadores para puxar no Ever Given.
 
Caso isso continue não sendo suficiente, as equipes de resgate podem ter que remover alguns dos contêineres que o navio carrega para aliviar o seu peso, afirma Osama Rabie, o presidente da SCA (Suez Canal Authority, empresa estatal que administra a passagem).. Ele diz, no entanto, que esperava que isso não fosse necessário.
 
Mais de rebocadores foram acionados para remover o navio, de acordo com a empresa que gerencia o Ever Given, Bernhard Schulte Shipmanagement (BSM). Foi iniciada também a dragagem do canal ao redor do navio. Boskalis, a empresa de dragagem, disse que para desencalhar o navio será necessário dragar, rebocar e também retirar o peso da carga, tomando cuidado para não desequilibrar o navio.
Crédito, Reuters - Mais de dez rebocadores foram acionados para remover o navio, de acordo com a empresa que gerencia o Ever Given, Bernhard Schulte Shipmanagement (BSM). Foi iniciada também a dragagem do canal ao redor do navio. Boskalis, a empresa de dragagem, disse que para desencalhar o navio será necessário dragar, rebocar e também retirar o peso da carga, tomando cuidado para não desequilibrar o navio
 
John Denholm, presidente da Câmara de Navegação do Reino Unido, disse anteriormente à BBC que a transferência da carga para outro navio ou para a margem do canal envolveria trazer equipamentos especializados, incluindo um guindaste que precisaria ter mais de 60 metros de altura.
 
"Se seguirmos essa estratégia de deixar o navio mais leve, suspeito que o tempo para o desencalhe seja de semanas", disse Denholm.
 
A imagem à esquerda mostra navios esperando para passar pelo Canal de Suez no domingo, 21 de março. A imagem à direita mostra os barcos na quinta-feira, 25 de março, dois dias depois que o Ever Given encalhou
Crédito, Reuters - A imagem à esquerda mostra navios esperando para passar pelo Canal de Suez no domingo, 21 de março. A imagem à direita mostra os barcos na quinta-feira, 25 de março, dois dias depois que o Ever Given encalhou
 
Os primeiros relatos diziam que o navio de 400 metros de comprimento e 200 mil toneladas bateu na margem em meio a fortes ventos e uma tempestade de areia que afetaram a visibilidade. No entanto, Rabie afirma que as condições meteorológicas não foram "os principais motivos" para o encalhe do navio.
 
"Pode ter havido problemas técnicos ou erro humano", diz, sem dar detalhes. "Todos esses fatores (que levaram ao problema) serão esclarecidos na investigação."

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet