Notícias / Agricultura

23/12/15 às 19:12

SAFRA DE SOJA: Governo prorroga prazo de plantio e colheita em lavouras afetadas

Perdas já são constatadas em algumas regiões por conta da falta de chuva

Dayanne Santana/Sandra Pinheiro Amorim

Sedec-MT

Imprimir Enviar para um amigo
 O Governo do Estado prorrogou a data de plantio e colheita da safra 2015/2016 de soja nas lavouras que apresentaram perdas e precisarão de replantio. A semeadura poderá ser feita até 15 de janeiro e a colheita até 20 de maio de 2016, o que significa 15 dias a mais para cada um.  A Portaria Conjunta nº 050/2015 da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) deve circular no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta quinta-feira (24).
 
O governo ouviu o setor produtivo e por indicação do vice-governador Carlos Fávaro, a Sedec e o Indea adiou os prazos. “Diante da excepcionalidade climática o governo tomou essa medida visando minimizar a crise, oportunizando aos produtores que ainda não finalizaram seu plantio e os que precisam replantar, a possibilidade de poderem trabalhar para cumprir pelo menos seus compromissos físicos”, afirma o vice-governador.
 
A medida leva em consideração a instabilidade climática ocorrida desde o início da semeadura até o momento, por influência do fenômeno El Niño, que provocou a falta ou a incidência irregular de chuva em algumas regiões do Estado. A prorrogação também considerou a importância econômica da atividade, uma vez que o agronegócio, liderado pela produção da oleaginosa, representa 51% do PIB de Mato Grosso.
 
De acordo com o Boletim Semanal da Soja, de 18 de dezembro, publicado pelo Imea, o plantio foi realizado em 98% das áreas de lavoura de soja. Porém será preciso efetuar o replantio em algumas áreas por falta de condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento da planta.
 
A ampliação da 'janela' dará ao produtor a possibilidade de tentar diminuir as perdas. “A medida visa reduzir os impactos da baixa produtividade em decorrência da falta de chuva regulares em algumas localidades, como nas regiões nordeste e médio-norte e, consequentemente, minimizar os efeitos na economia do Estado”, afirma o secretário-adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon.
 
O baixo potencial de rendimento de grãos implica não só em perdas para o produtor rural, como também para toda a cadeia da soja, fornecedores de insumos, revendas e a economia local.
 
Para a cultura da soja apresentar um bom desempenho é necessário um volume de água adequado, uma boa distribuição da chuva ao longo do ciclo. A disponibilidade hídrica baixa durante o crescimento da planta é, ainda, a principal limitação para o potencial de rendimento da cultura e a maior causa de variabilidade dos rendimentos dos grãos.
 
Anteriormente, pela Instrução Normativa Conjunta Sedec/Indea nº 002/2015, o prazo para semeadura foi estabelecido entre 16 de setembro a 31 de dezembro de 2015 e a colheita deveria ocorrer até 5 de maio.
 
Já o plantio de soja sobre soja, ou safrinha, continua proibido assim como o período de vazio sanitário, de 15 de junho a 15 de setembro, para a próxima safra visando a segurança sanitária, conforme consta na Instrução Normativa elaborada sob recomendação técnica.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet