Notícias / Água Boa

12/03/21 às 12:44 / Atualizada: 12/03/21 às 12:57

Ala UTI do Hospital Regional de Água Boa já salvou quase 300 vidas do Covid-19

Ala UTI do Hospital Regional de Água Boa já salvou quase 300 vidas do Covid-19

Hospital Regional de Água Boa

Foto: AguaBoaNews

O governador Mauro Mendes anunciou na quarta-feira (10) um pacote de ações de enfrentamento ao Covid-19 em Mato Grosso, que inclui a abertura de 160 novas UTIs próprias e em parceria com municípios, 500 novos leitos clínicos, 150 leitos home care de retaguarda, 500 mil testes rápidos, entre outras medidas.


A região do Vale do Araguaia receberá 30 das 160 novas UTIs, sendo 10 em Água Boa, 10 em Querência e 10 em Confresa. A reportagem do OPioneiro esteve no Hospital Regional Paulo Alemão, em Água Boa, onde já estão instalados 10 leitos de UTI, para saber da importância desse tipo de medida durante a pandemia, o que tem salvado muitas vidas. Na oportunidade entrevistamos o prefeito – Dr. Mariano Kolankiewicz, e Rafael Salamoni – administrador do Hospital Regional, que atende o consórcio de 11 municípios do Médio Araguaia.

Rafael Salamoni – administrador do Hospital Regional, e o prefeito de Água Boa – Dr. Mariano Kolankiewic; Foto – OP.

Os 10 primeiros leitos de UTI e os 20 leitos de retaguarda entraram em funcionamento no mês de setembro de 2020. A construção da estrutura física teve o apoio da comunidade de Água Boa, como produtores rurais e empresários. Já os equipamentos, profissionais e o funcionamento é bancado pelo Governo de Mato Grosso.

Nesses seis meses, conforme Rafael Salamoni, 91 pacientes deram entrada na UTI, sendo que 40 foram curados (43,95%). Outras 09 ainda continuam internados, 05 foram transferidos e 37 pacientes vieram a óbito. Nos leitos de retaguarda, foram internados 396 pacientes, sendo que 249 se recuperaram (62,87%), 13 continuam internados, 116 foram transferidos e 16 vieram a óbito. No total, já se recuperaram do Covid-19, após tratamento na ala UTI do Regional, quase 300 pacientes (289 pessoas).

“Se não tivéssemos os leitos de UTI no Regional de Água Boa, com certeza muitas vidas teriam sido perdidas, devido à falta de vagas nas capitais e cidades maiores. Com certeza esses leitos já salvaram muitas vidas”, disse Mariano, que também é médico.
 
O prefeito explicou que o Hospital Regional possui estrutura física para dobrar os leitos, o que foi anunciado nessa semana pelo governador Mauro Mendes. “Temos estrutura física, também temos profissionais. O desafio nesse momento está sendo a aquisição dos equipamentos, como respiradores e monitores”, falou.

Tão logo sejam adquiridos os equipamentos, já será possível colocar mais 10 leitos em funcionamento, o que será essencial para salvar mais vidas, visto que o Regional de Água Boa está com as UTIs existentes lotadas.

Após o fim da pandemia, algo que toda a sociedade almeja desesperadamente, a expectativa é que os leitos de UTI permaneçam em funcionamento para atender a população da região que necessita de outras especialidades. “Pacientes com derrame, com arritmia, que necessitam fazer cirurgias mais complexas. É uma necessidade que os leitos continuem”, disse o prefeito.

Para Mariano, o governo de Mauro Mendes e Otaviano Pivetta, tem dado atenção à saúde nesse tempo de pandemia. “O governador Mauro Mendes tem sido um grande parceiro de Água Boa, do Hospital Regional, tem mantido os repasses sempre em dia e tem dado o apoio para que possamos agora, dobrar os leitos de UTI”, completou.

Querência


Prédio que abrigará os leitos de UTI em Querência; Foto – OP.
 
Em Querência, a estrutura física também foi construída numa parceria com a sociedade, como produtores rurais e empresários. Conforme o prefeito Fernando Gorgen, o Governo do Estado entrará com os equipamentos, profissionais e os custos de funcionamento. No momento, está em fase de licitação para contratação de profissionais e compra de equipamentos, para imediato funcionamento dos 10 leitos de UTI no município.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet