Notícias / Saúde

06/03/21 às 22:27

Com hospitais cheios, Barra do Garças apela ao Exército para montar hospital de campanha

Araguaia Notícia

Imprimir Enviar para um amigo
Com hospitais cheios, Barra do Garças apela ao Exército para montar hospital de campanha

Foto: Araguaia Notícia

A situação está cada vez mais preocupante em Barra do Garças, no Mato Gross. A cidade está no limite da pandemia de Covid com os hospitais Pronto Socorro e MedBarra lotados, a prefeitura não teve outra alternativa a não ser procurar o Exército Brasileiro para montar um hospital de campanha urgentemente.

Na manhã de sábado (6/3), o prefeito Adilson Gonçalves acompanhado do secretário de Saúde Adilson Tavares estiveram no 58º Bimtz de Aragarças-GO onde foram pedir apoio. Eles foram recepcionados pelo tenente-coronel Rogério Gomes Marques que rapidamente conseguiu autorização da 13ª Brigada e Barra do Garças está se tornando a primeira cidade de Mato Grosso a montar um hospital de campanha através Exército Brasileiro. 

Os soldados do Exército estão desde a tarde de sábado montando as tendas no estacionamento da UPA para instalação do hospital de campanha. O comandante do Exército pediu um prazo de 48 horas para entregar a estrutura ao município e a prefeitura vai agora em busca do apoio do governo estadual e federal para conseguir profissionais, equipamentos e médicos.

A situação é emergencial porque os leitos estão todos ocupados tanto no particular como também no público explica o secretário Adilson Tavares. “Nós temos 27 leitos no público para atender a comunidade. Tivemos que improvisar mais seis leitos e dos 33, temos apenas dois desocupados. As UTIs do público e privado estão lotadas, por isso que fomos ao Exército pedir socorro”, destacou. 

A UTI do MedBarra está com os dez leitos ocupados e três improvisados também cheios. Já a UTI do Pronto Socorro são nove leitos, dois estão quebrados e sete ocupados. 

“O Exército está trabalhando muito rápido e a estrutura deve ficar pronta antes mesmo das 48 horas que o comandante pediu”, destacou Adilson. Segundo o secretário, agora o prefeito Adilson Gonçalves está mantendo contatos com o governador Mauro Mendes e o governo federal para conseguir a outra parte da engrenagem que são equipamentos, medicamentos e mais profissionais. 

Barra do Garças está com 162 óbitos e 4.967 casos desde que começou a pandemia e com 270 casos ativos e o número de internados que era de 40 na sexta-feira já passou de 50 pacientes neste sábado. Infelizmente a situação deve piorar porque mais casos estão surgindo. 

A Secretaria de Saúde pede para as pessoas se cuidarem evitando o contato físico e principalmente aglomerações. 

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet