Notícias / Indígena

27/02/21 às 08:35

Presidente da Funai reforça compromisso da Funai com indígenas do Xingu

Assessoria

AguaBoaNews/Brasília

Imprimir Enviar para um amigo
Presidente da Funai reforça compromisso da Funai com indígenas do Xingu

Foto: Assessoria

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, recebeu nesta quinta-feira (25), em Brasília, o vereador Atayawana Kanato Yawalapiti, do município de Gaúcha do Norte (MT). Na ocasião, Xavier ouviu as demandas da liderança e reforçou o compromisso da instituição com a proteção dos povos indígenas da região do Parque do Xingu.

Durante a conversa, o presidente da Funai e o vereador também trataram de assuntos como etnodesenvolvimento e promoção da autonomia das comunidades da região. A geração de renda nas aldeias está entre as prioridades da atual gestão da Funai. O órgão investiu cerca de R$ 25 milhões em projetos de etnodesenvolvimento de comunidades indígenas nos últimos 2 anos em diferentes regiões do país. O objetivo é impulsionar a produção, sempre respeitando os usos, costumes e tradições de cada etnia.
 
 
Kanato Yawalapiti ainda transmitiu ao presidente o convite de indígenas para uma visita à região. Em dezembro de 2019, Xavier esteve em Gaúcha do Norte para a inauguração da homologação da pista Leonardo Villas Boas, o que garantiu a segurança nos deslocamentos aéreos em aldeias indígenas do Parque Nacional do Xingu.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet