Notícias / Assembleia Legislativa MT

26/02/21 às 11:17

Tratamento pós infecção - Dr. Eugênio propõe atendimento especializado para pacientes que foram curados da Covid-19

Diego Saporski, da assessoria

Imprimir Enviar para um amigo
Tratamento pós infecção - Dr. Eugênio propõe atendimento especializado para pacientes que foram curados da Covid-19

Foto: Assessoria

“Atendimentos nas áreas de fisioterapia respiratória e motora, cardiologia, fonoaudiologia, clínica médica, pneumologia, reumatologia, psicologia, psiquiatria e assistência social, são elencados na proposta”.

Na última sessão (24) o deputado estadual Dr. Eugênio Paiva (PSB) apresentou uma proposta que garante atendimento especializado aos pacientes que foram infectados pela Covid-19. De acordo com a medida o governo do estado poderá realizar convênios diretamente com a iniciativa privada, além disso as despesas com a sua execução ficarão por conta das dotações orçamentárias próprias e suplementadas se necessário.   

Em justificativa do PL o parlamentar cita a importância de um tratamento durante e após a recuperação do paciente, “...No processo de recuperação do paciente pós Covid-19 são encontradas sequelas cardíacas, pulmonares, neurológicas e, principalmente, psicológicas. Mesmo após a alta hospitalar são observados sintomas como fraqueza muscular, fadiga, falta de ar em repouso e aos esforços, palpitação, dificuldades de locomoção e equilíbrio bem como alterações de humor e das funções cognitivas.”.

Dr. Eugênio que também é presidente da Comissão de Saúde, Assistência e Previdência Social da ALMT tem se preocupado e tomado medidas para amenizar as situações vividas pela população de Mato Grosso, quanto a pandemia, por isso a necessidade de um tratamento que envolva  especialidades nas áreas de fisioterapia respiratória e motora, cardiologia, fonoaudiologia, clínica médica, pneumologia, reumatologia, psicologia, psiquiatria e assistência social, que deverá seguir os protocolos de saúde definidos pelas autoridades de saúde do Estado.

CINCO UNIDADES JÁ FAZEM O ATENDIMENTO NO PAÍS - Já existe um programa reabilitação pós-Covid-19 no âmbito do Hospital de Base, decorrente de uma parceria com o Hospital Sírio-Libanês (REAB-PÓS-COVID-19), e participam do projeto apenas cinco unidades hospitalares em todo o país: o Hospital de Base, o Hospital Geral de Fortaleza, o Hospital Geral de Palmas, o Hospital de Contagem e o Hospital do Trabalho de Curitiba.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet