Notícias / Negócios

21/12/15 às 20:31

Profissional aponta melhor forma de investir o dinheiro no fim do ano

Os desafios para a população brasileira em 2015 não foram poucos. Entre aumento de desemprego, inflação galopante, acesso a crédito para poucos e lembranças de épocas de juros altos que voltaram com toda força, o ano chega ao fim e, com ele, o tradicional pagamento do 13º salário, que vem em ótimo momento para ajudar muitas famílias. E a pergunta que fica é: qual a melhor forma de utilizá-lo?
 
O profissional financeiro Certified Financial Planner (CFP), José Leão Portela, da empresa Ouro, explica qual a melhor forma de aproveitar esse dinheiro extra.
 
“Passamos por um ano difícil, que não deixará saudade. A maioria das pessoas aumentou seus gastos querendo ou não. A inflação sozinha já cumpria tal parte e agora ficaram as questões: como vai ser o ano que vem? Devo comprar presentes, fazer aquela viagem ou guardar para o próximo ano?”, questiona o profissional. Segundo Portela, o importante é você se planejar de acordo com os resultados e desejos que espera obter para o ano que está entrando.
 
Ele ressalta que é preciso, em primeiro lugar, avaliar quais são as obrigações financeiras já assumidas e, a partir de então, verificar qual o capital disponível para a utilização.
 
Investir em lazer e presentes de natal é possível, desde que haja fôlego para isso e sem aumentar as obrigações. “Quer utilizar o 13º para fazer viagens, comprar presentes? Tudo bem! Faça, desde que estejam planejados os gastos que vêm pelo ano como os custos de educação, IPTU, IPVA e licenciamento. Temos inúmeros gastos vindo por aí e o 13º salário pode ser uma boa ajuda”, ressalta.
 
Além disso, o aumento do índice de desemprego infelizmente não parou em 2015 e há quem diga que pode chegar a 10% no próximo ano, algo em torno de 10 milhões de pessoas desempregadas no país. Trata-se de um outro tipo de família, a de empreendedores ou microempreendendores que, após perder o emprego estão se desdobrando em um novo mercado e já não contam mais com o 13º salário para ajudar nas contas de fim e começo de ano.
 
Por não contar com esse bônus, as pessoas com esse perfil acabam postergando o pagamento das obrigações, tendo que recorrer a empréstimos ou cheque especial. Para evitar esse tipo de situação em um ano que promete ser de dificuldades, Portela explica que o mais importante é se planejar, cultivar o hábito de anotar seus compromissos financeiros sempre. “O problema não está somente em gastar e sim fazê-lo sem estar planejado”, diz.
 
“Por exemplo, você sabe quanto vai gastar no natal agora? Sabe quanto vai gastar no ano novo? Não sabemos. Como a gente vai poder cuidar melhor de nossas despesas se não sabemos o que está por vir?”, indaga o especialista.
 
Para fazer o planejamento são necessárias duas coisas: papel e caneta (ou um smartphone, se preferir). Conforme pontua Portela, basta anotar as contas que tem e as que estão por chegar para poder visualizar melhor o montante a ser utilizado ou não, lembrando sempre que existem gastos fixos, como o pagamento de tributos/impostos, água, energia, gasolina etc, gastos que ainda tendem a aumentar no ano de 2016 e infelizmente devido ao tamanho do Governo na nossa conta, não podem ser alterados.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet