Notícias / Curiosidades

22/02/21 às 20:29 / Atualizada: 22/02/21 às 20:34

Como comprar carro novo em 2021: entenda se vale a pena

Luana Biral

Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Você já pensou em como comprar carro novo em 2021? Essa é uma pergunta importante, pois a pandemia do novo coronavírus não dá trégua aqui no Brasil. Por um lado, ter um automóvel pode significar ir trabalhar com mais segurança, sem correr o risco de se contaminar no transporte público. Já pelo outro, ir até uma concessionária já é uma opção de risco, especialmente para uma conversa com um vendedor.

Isso porque nem chegamos em outros aspectos importantes sobre o assunto. Por exemplo, o preço da gasolina aumentou novamente recentemente, o que faz com que seja ainda mais caro ter um automóvel hoje em dia. E já era caro: o carro mais barato do Brasil custa R$39.390,00, o equivalente a 36 meses de trabalho para quem ganha o salário-mínimo. Ou seja: algo relativamente inacessível.

Portanto, é importante entender como comprar carro novo em 2021 e usar esse conhecimento a seu favor para poder entender se vale ou não a pena ter um automóvel nesse momento. Siga a leitura para saber mais sobre isso!


Como saber se vale a pena comprar carro em 2021?

Antes de decidir se você vai ou não comprar um veículo em 2021, é importante considerar se vale ou não a pena fazer essa aquisição. É preciso pesar os prós e contras e analisá-los com base no seu contexto.

Por exemplo, o primeiro ponto a considerar é a pandemia do novo coronavírus. Andar de transporte público, enquanto a situação não estiver controlada, é muito arriscado. Então, vale a pena ter um carro.
No entanto, se você trabalha home office, então o carro não é tão útil assim, já que você não sairá de casa com frequência. Considerando que dá para mandar entregar praticamente tudo que você precisa, claro.

Outro ponto a considerar é o lado financeiro. É verdade que um automóvel dá liberdade total de locomoção, mas ele vem com gastos embutidos como gasolina, manutenção, troca de peças e desvalorização. Ou seja: um veículo aumentará bastante seus gastos.

No entanto, por outro lado, andar de Uber ou táxi todos os dias também tem custos, claro. Para saber qual situação é mais vantajosa, é necessário comparar os gastos de quilometragem das suas opções.
Normalmente, um carro próprio tem custo por quilômetro menor do que o táxi. No entanto, os gastos mensais (gasolina, manutenção, etc.) são consideráveis. A regra, portanto, é que é mais vantajoso usar táxi ou Uber quando você tem uma baixa quilometragem mensal, mas é melhor ter um carro quando você anda bastante.


Como comprar carro novo em 2021 do jeito certo?

Pronto, você decidiu que vale a pena comprar um carro novo porque precisará trabalhar todos os dias e vai rodar muitos quilômetros todos os dias. Como fazer essa aquisição do jeito certo? Vejamos a seguir!


Procure nas melhores plataformas

Uma dica importante é que você faça uma busca completa por automóveis em plataformas online. Nós recomendamos procurar por carros novos em Karvi, uma plataforma criada por uma startup argentina, que chegou no Brasil recentemente.

Na plataforma, basta dizer qual carro você quer que ela mostrará uma listagem com todos os modelos disponíveis em todas as concessionárias próximas. Basta ver qual é a opção mais vantajosa para você, com o melhor preço, melhores condições de pagamento e mais.


Saiba qual automóvel você realmente quer

Além de ter onde procurar, é importante saber o que será seu objeto de pesquisa. Nesse contexto, defina realmente qual automóvel você quer. Isso porque a escolha deve ser precisa para poder fazer valer seu dinheiro.

Anote em um papel quais são suas necessidades inegociáveis, quais são importantes e quais você abre mão, se precisar. Então veja qual modelo atende a tudo isso e ainda cabe em seu bolso. Esse será o carro que você precisa.


Prepare seu orçamento doméstico

Comprar um carro é um negócio sério que exige muito comprometimento e preparo no seu orçamento mensal. Em primeiro lugar, é necessário separar 30% da renda bruta para pagar as parcelas do financiamento (que é a maneira mais fácil de comprar o veículo).

Em seguida, é necessário mais um pouco para poder pagar gasolina, manutenção e outros gastos do veículo. Ou seja: pelo menos 35% ou 40% do seu orçamento mensal será destinado ao carro.

Desse modo, é essencial se preparar com antecedência, fazendo cortes nos seus gastos supérfluos e vendo como substituir custos altos por opções mais baratas.

Pronto! Agora você já sabe como comprar carro novo em 2021 do jeito certo, de maneira a poder alcançar essa meta na sua vida. No entanto, você precisa decidir se realmente vale a pena ou não comprar um automóvel nesse momento. Avalie o seu uso mensal, considere os gastos e então faça a sua decisão, sabendo o que cada opção significa no curto, médio e longo prazo.

E aí, para você vale ou não a pena ter um carro em 2021? Comente abaixo!

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Objetivo do vírus

           O único lugar que temos para ficar fisicamente é a Terra. Isto nos impõe que a tratemos bem, com respeito e a veneremos, pois só sairemos daqui no momento que...

 
 
 
 
Sitevip Internet