Notícias / Personalidades

19/02/21 às 20:04

Hoje seria aniversário de Dom Pedro Casaldáliga, enquanto São Félix do Araguaia chora, o céu comemora

Vanessa Lima

O Repórter do Araguaia

Imprimir Enviar para um amigo
Hoje seria aniversário de Dom Pedro Casaldáliga, enquanto São Félix do Araguaia chora, o céu comemora

Foto: Réporter do Araguaia

O seu dia será sempre o seu dia. Não importa se você está aqui neste mundo ou não, mas sim que se mantém presente aconteça o que acontecer. E hoje, 16 de fevereiro eram aguardados por todos aqueles que descobriram em Plá, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) e Missionário Claretiano, alguém que incorporou os valores do Reino. Não em vão, neste dia, o profeta da esperança, se não tivesse já partido para o reino de Deus completaria 93 anos. Uma pessoa muito especial, que esta data seja celebrada com um momento de reflexão. Você não está mais aqui e no lugar ficou um vazio que nunca será preenchido. Algumas pessoas se tornaram referências, ainda mais quando sua vida se estendeu até os 92 anos, e continua na memória de todos que os ama.

Ele morreu em agosto de 2020, por embolia pulmonar. Aos 92 anos de idade, Casaldáliga sofria do Mal de Parkinson. Nascido em uma aldeia há quilômetros de Barcelona, na Espanha, em 1928, Dom Pedro Casaldáliga Plá é de família camponesa. Desembarcou no Brasil em 1968, em plena ditadura militar, e foi consagrado bispo em 1971, quando lançou a 
Carta Pastoral por Uma Igreja da Amazônia em conflito com o latifúndio e a marginalização social. O texto ficou conhecido nacional e internacionalmente e marcou o perfil do missionário como porta-voz de índios e agricultores.

O bispo também foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário (Cimi)e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que até hoje atua na defesa de indígenas, comunidades tradicionais e trabalhadores do campo. Além de sua atuação junto aos pobres e em defesa da democracia, Casaldáliga também se destaca por suas poesias que abordam a urgência da reforma agrária e da luta contra o agronegócio. São Félix passou a ser um ponto de referência para a Igreja de toda a região. E, ao mesmo tempo, tua presença na América Central era uma luz que orientava uma caminhada valente e profética, vencendo tantas contradições. Aliás, tens sido desde tanto tempo, o grande profeta da Pátria Grande.

O tempo não para. Ele parece que corre; parece que voa. Parece que foi ontem que celebramos seu último aniversário em vida e hoje poderíamos estar repetindo este momento. Mas não é possível. Você não está mais aqui. O que nos conforta é saber que a morte não é o fim e que existe um lugar lindo aonde vamos nos reencontrar e passaremos a eternidade juntos em paz e plena harmonia.

Tive a alegria de participar em muitos encontros em teu centro pastoral às margens do mágico rio Araguaia. Ali acolheste tantos jovens que foram agentes de pastoral em tua prelazia e pelo continente afora.

Que Deus esteja com você e que receba todos os pensamentos e energias que estão sendo enviadas neste dia. Dom Pedro Casaldáliga nunca sairá da nossa memória.

"Por onde passei, plantei a cerca farpada, plantei a queimada. Por onde passei, plantei a morte matada. Por onde passei, matei a tribo calada. A roça suada, a terra esperada... Por onde passei, tendo tudo em lei, eu plantei o nada." Pedro Casaldáliga.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet