Notícias / Negócios

21/12/15 às 19:24

Vai dar um vídeo game de presente de Natal? Entenda os benefícios dos consoles para seu filho

Marina Fernandez

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Um dos objetos mais desejados pelas crianças no Natal, o video game já foi visto injustamente como vilão para o aprendizado e o desenvolvimento dos pequenos. Essa imagem foi criada pela suposta falta de interação que esses aparelhos trariam para a infância, exigindo pouco esforço físico e afastando as crianças de outros jogos que promoveriam o bem-estar físico.
 
No entanto, existem atualmente diversas opções de vídeo games que podem trabalhar com diferentes partes do desenvolvimento humano, desde as atividades cognitivas até a coordenação motora.
 
Lidando com frustrações
Na vida, existem diversas situações em que a pessoa é exposta a momentos de perdas e ganhos. Em uma partida de vídeo game, isso acontece a todo o momento, mostrando para a criança de uma maneira clara que sempre é possível recomeçar após um erro. Isso é muito importante para o processo de aprendizagem, fazendo com que a criança possa ousar mais no caminho do conhecimento.
 
Conhecimento lógico
No caso dos jogos de estratégia, nos quais é preciso encontrar uma solução que seja certeira, o raciocínio é a parte mais estimulada. A procura por novos caminhos e a superação de obstáculos usando meios alternativos fazem com que o pensamento lógico seja estimulado, sendo um consenso entre os psicólogos especializados na infância. Instigados pela vontade de crescer, os pequenos não desistem quando se deparam com uma dificuldade e, assim como o nível de desafios cresce a cada fase do jogo, eles também vão crescendo e se desenvolvendo.
 
Pensamento mais rápido
A rapidez com que os desafios podem surgir em um jogo faz com que os pequenos precisem dar respostas rápidas para permanecer na partida, mantendo sua mente sempre aberta e atenta. Quando os jogos colocam um limite de tempo, eles ajudam a criança a se organizar para realizar as tarefas com um prazo, fazendo com que ela se empenhe ainda mais e trabalhe sob essa pressão mais saudável.
 
Exercícios físicos
Em alguns consoles, o jogador deve fazer os movimentos do personagem com o próprio corpo, acabando com o sedentarismo, que era um dos principais motivos para refutarem a presença dos vídeo games entre os brinquedos para crianças - e cada vez mais para adultos. Com jogos de dança, corrida, yoga e outros esportes, é possível imitar alguns desses movimentos de maneira mais precisa e, assim, mexer o corpo, sendo ideal para aqueles dias que você deseja gastar mais energia sem sair de casa.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet