Notícias / Curiosidades

18/02/21 às 13:14

Dicas para entender seu filho na pré-adolescência

Luana Biral

Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Dicas para entender seu filho na pré-adolescência

Foto: Pixabay

A pré-adolescência é um dos períodos mais complicados na vida dos pais, tornando as relações mais complexas e mais profundas.
 
Mesmo que seja um período de grandes desafios para ambas as partes, é fundamental que o vínculo seja criado para que os jovens busquem ajuda e conselhos.
 
Por se tratar de um período em que o filho na pré adolescência e os pais estão em busca de aproximação e orientação, podem existir muitos conflitos. Pois, existe uma tendência que os os pais ainda podem encarar os filhos como crianças.
 
No entanto, os jovens estão em um momento onde necessitam de ter escolhas próprias e liberdade. 
 
Os adolescentes, além de passarem por mudanças nos hormônios e no corpo, também passam por outras transformações nesse período de tempo, podendo se interessar por novas pessoas e conhecer novos ambientes.


Como lidar com o filho na pré adolescência?

Assim como ir até uma loja de brinquedos educativos é importante durante a fase infantil dos filhos, é essencial que os pais saibam como abordar o filho na pré-adolescência, e entendam que táticas do passado não funcionam na nova realidade.
 
Isso porque, os interesses infantis em loja de brinquedos mudam com o passar dos anos. O que antes era interessante, agora não faz mais parte dos desejos e anseios.
 
E essa transição não é tão simples quanto os pais podem imaginar, mas também não é impossível de acompanhar.
 
Por mais que seja complicado passar a fase do filho na pré-adolescência, é possível evitar uma série de conflitos e ter uma relação bastante positiva com os jovens.
 
Seguir algumas recomendações nesse processo pode ajudar os pais a se relacionar de maneira saudável com o filho na pré adolescência. São eles:


1. Identifique o início da fase

Os pais devem saber identificar o início dessa fase importante. Segundo a OMS, o início dessa fase ocorre durante os 10 aos 19 anos das crianças. Já para o ECA, a fase é dos 12 aos 18 anos.
 
Mas independentemente dos casos, é fundamental estar atento a todas as mudanças que podem ocorrer com o filho na pré-adolescência, tanto as físicas quanto as comportamentais.
 

2. Deixe de tornar o “Não” como regra

Durante essa importante etapa da vida dos adolescentes, os pais devem saber lidar e não dizer sempre “não” aos filhos.
 
A pré-adolescência dos filhos é o momento em que uma criança está se tornando cada dia mais adulta, se tornando fundamental garantir maior liberdade a eles.
 
É muito comum que eles sintam vontade de sair com os amigos, ficar mais tempo fora de suas casas ou passar algumas horas sozinhos.
 
Sendo assim, os pais devem compreender que dizer “não” para todas as coisas que o filho nessa fase querem fazer, não serve para todos os casos. Mas é importante estabelecer limites que não podem ser ultrapassados.
 
Permita o filho ir até um dos lugares aprovados ou que eles exercitem a liberdade vigiada. Mas estabeleça horários que, caso não sejam cumpridos, trata-se de um ato irresponsável e, durante os próximos dias, ele não poderá sair novamente.


3. Tenha conversas olhos nos olhos

Uma das situações que pode tornar a convivência difícil durante a fase da pré adolescência é não ter conversas olho no olho com os filhos.
 
Isso porque, quando os pais não conversam com os filhos mantendo olhos nos olhos, eles podem ter a percepção de que não são tratados de igual para igual ou que os sentimentos não são respeitados.
 
Sempre que tiver uma conversa séria com os filhos, mantenha os olhos em contanto com os dele. Isso fará com que o adoslecente sinta que é respeitado, sendo mais fácil de se abrir sobre os problemas, angústias e desejos que está sentindo.


4. Ensine ao seu filho a dizer “Não”

Os pais devem ensinar para o filho na pré adolescência que ele pode dizer “não”. Isso porque, muitos deles podem passar por etapas não tão positivas durante essa fase por aceitar uma oferta de seus amigos, simplesmente porque não conseguiram recusá-las.
 
Os filhos devem compreender que, mesmo que a resposta seja negativa, eles não vão ser excluídos de um grupo, pois os seus limites devem ser respeitados, assim como suas vontades e opiniões.
 
É importante mostrar que a autenticidade é fundamental a longo prazo, tanto para manter o seu bem estar emocional, quanto físico e mental.
 

5. Relação aberta

Na fase infantil dos filhos, eles enxergam os seus pais como o porto seguro de suas vidas. Mas isso pode ser diferente na pré-adolescência, pois por conta das dúvidas, mudanças e medos, a tendência é que os filhos se afastem de seus pais.
 
Nessa fase, quando o filho na pré adolescência, os pais ou responsáveis devem criar formas para que o canal de comunicação que existe entre eles se torne mais forte, mostrando que estão ali para tudo que eles precisarem.
 
Quando um adolescente é criado como uma criança, ele pode ir conversar com outras pessoas sobre as suas inseguranças.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet