Notícias / Policial

21/12/15 às 11:52 / Atualizada: 21/12/15 às 12:01

Operações da Segurança levam mais de 25 mil pessoas à prisão em 2015

As prisões são resultados das diversas ações integradas realizadas pela Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e demais forças especializadas com vários focos de atuação

Operações da Segurança levam mais de 25 mil pessoas à prisão em 2015

Operação Impacto em Várzea Grande

As operações deflagradas pelas forças de Segurança Pública de janeiro a novembro de 2015 em Mato Grosso levou à prisão 25.268 pessoas. Desse total, 20.868 foram prisões em flagrante e 4.400 foram mandados de prisão cumpridos.

Os números representam um aumento de 12% nas prisões em Mato Grosso, em relação ao mesmo período do ano passado. Naquele período foram efetuadas 22.655 prisões, sendo 19.530 prisões em flagrante e 3.125 por mandados. Os dados são da Coordenadoria Geral de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública (Sesp). 

O aumento no número de prisões é resultado das diversas ações integradas realizadas pela Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e demais forças especializadas com vários focos de atuação, com cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão; operações Lei Seca, de combate à corrupção, tráfico de drogas, homicídios, roubos, blitz inopinada, e ações na fronteira.

Para executar tais ações, foram desenvolvidas e realizadas as operações Impacto, Asfixia, Inopinada, Start, Precisão, Saturação, Karcharias, Top Five, Sicários, Interior Seguro, Lei Seca, operações na fronteira, entre outras ações de repressão e combate ao crime organizado.

Carro-chefe do primeiro ano de gestão da Segurança Pública, a operação Impacto foi realizada desde o primeiro dia do ano no sufocamento da violência nas zonas quentes de criminalidade. A ação está subdividida em outras quatro operações: Asfixia, Inopinada, Start e Precisão.

Um dos destaques da Segurança este ano foi a operação Karcharias, focada no combate à corrupção e ao crime organizado. Uma das ações foi a operação Sodoma, que resultou na prisão do ex-governador Silval Barbosa e mais três ex-secretários de Estado de sua gestão. 

Todas as ações foram levadas para o interior do estado, reforçando o trabalho das polícias no combate ao crime, com a operação Interior Seguro. A ação integrada reuniu policiais militares e civis em todo estado no cumprimento de mandado de prisão, busca e apreensão e de saturação com blitz e abordagens nos bairros considerados como zonas quentes de criminalidade.

O secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, acredita que o aumento no número de prisões significa que as instituições de segurança pública estão trabalhando de forma integrada, planejada e focada. “Mudamos a forma de trabalho. Antigamente, as instituições trabalhavam de forma isolada e hoje trabalhamos de forma integrada e baseada em informações de inteligência, o que potencializou o resultado final”, disse.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet