Notícias / Policial

16/02/21 às 08:07

PF indicia 3 por espalhar fake news contra ex-candidato a prefeito de Barra do Garças

Eles divulgaram conteúdo difamatório contra Domingos Sávio de Souza durante a campanha eleitoral

Bruna Barbosa

Mídia News

Imprimir Enviar para um amigo
PF indicia 3 por espalhar fake news contra ex-candidato a prefeito de Barra do Garças

Foto: Semana 7

Um sargento da Polícia Militar e um casal foram indiciados pela Polícia Federal por espalhar notícias falsas sobre o então candidato a prefeito de Barra do Garças, Domingos Sávio de Souza (PRTB), na campanha eleitoral do ano passado.
 
Conforme investigação conduzida pelo delegado Murilo de Oliveira Freitas, o sargento W.S.H.O. e o casal V.H.M.S. e D.W.S. usaram contas falsas no Whatsapp para compartilhar as fake news.
 
Entre os conteúdos divulgados estava um vídeo pornográfico, que, segundo as fake news, teria sido feito por Domingos e a esposa dele. 
 
A ação começou em julho do ano passado. As notícias falsas e outros conteúdos produzidos para atingir a imagem pública do candidato foram compartilhados em quatro grupos do Whatsapp, onde estavam adicionados moradores da cidade. 
 
Domingos Sávio ficou em quarto lugar na eleição, com 6,22% dos votos.
 
Durante a investigação também foi constatado que V.H.M.S, que era assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, usou um dos computadores do órgão para espalhar o conteúdo falso. Assim como o policial, que também atuava no gabinete da Prefeitura de Barra do Garças.
 
A origem dos compartilhamentos foi constatada após interceptação das linhas telefônicas e das redes de internet onde os celulares foram conectados. 
 
Para o delegado, o esquema criou um “gabinete de desinformação”. 
 
A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão tanto na casa do sargento quanto na do casal. Foram apreendidos telefones, computadores e outros aparelhos.
 
Freitas ainda ressaltou o "potencial das redes sociais em perpetuar inverdades". 
 
"Aspecto este que deve ser combatido com a devida aplicação de sanções/punição dos responsáveis por sua origem, apesar de se esconderem no anonimato que o universo cibernético possibilita, eis que as 'fake news' atualmente formaram um cenário preocupante, principalmente nas questões eleitorais", escreveu o delegado. "Assim, não se pode ignorar a dimensão do problema, tampouco deixar que ele domine e manipule tão facilmente os usuários da internet". 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet