Notícias / Agricultura

07/02/21 às 19:12

Assentamento de MT está se transformando no 'reino' do alface

Persistência e tecnologia fizeram um empreendimento familiar crescer e servir de inspiração para vizinhança

Caroline Rodrigues

O Livre

Imprimir Enviar para um amigo
Assentamento de MT está se transformando no 'reino' do alface

Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

Com muito esforço, pesquisa e sem medo de errar, uma família está transformando o assentamento de Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde (137 km de Cuiabá), em um polo de produção de hortaliças. Do sítio, saem diariamente mais de 6 mil itens para comercialização em Cuiabá e adjacências.

São pés de alface – unitários e embalados -, rúcula, agrião, espinafre, cebolinha, salsa, coentro, sálvia, hortelã, tomilho, orégano fresco, manjerona e mais uma série de folhagens e temperos, parte cultivada na hidroponia e parte na terra.

Entre tentativas de sucesso e frustrações, a família conseguiu sair de um barraco coberto por palha, para uma casa estruturada, e de um cultivo feito pelas próprias mãos, para uma empresa, que hoje tem mais de 30 funcionários.

A produtora rural Sandra Nascimento dos Santos quer que filhos assumam o negócio. (Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)
 
Sandra Nascimento dos Santos, 45 anos, é a matriarca e, junto com o marido e os três filhos, acompanha todo o processo, bem como as decisões relacionadas ao empreendimento. Ela diz que o grande segredo deles é a união.

Um começo difícil

Quando chegaram ao assentamento, a única renda deles era um trator, alugado para fazer serviços nos vizinhos. O veículo era muito velho e o marido de Sandra também era o operador.

“Chegou uma hora que gastávamos mais com o conserto do que tínhamos lucro. Não dava mais. Então, resolvemos vender, comprar sementes e investir na terra”, lembra.

Como não tinha experiência em lidar com hortaliças e verduras, optaram pelo cultivo de caixaria, ou seja, batatas, cenouras e demais legumes. Porém, perderam quase toda a produção devido às questões climáticas e do solo.


Produção envolve tecnologia de ponta para garantir qualidade. Foto: (Ednilson Aguiar/O Livre)
 
“Chamamos um rapaz para nos ajudar e falamos que o resultado não foi bom. Ele nos disse que estávamos plantando a coisa errada pela época. Falou ainda que naquele período, o ideal era plantar folhas, que dariam certo”, afirma.

E, assim, o sucesso começou a bater às portas da família, que ampliou os canteiros e começou a ver a produção aparecer com mais qualidade para venda.

Inserção de novas tecnologias

Em 2014, a família tinha um problema: o solo já não dava a mesma resposta ao plantio. Precisaram arrendar uma área para produzir, o que além de aumentar os custos, gerava uma preocupação com o futuro do negócio.

Após conversa com amigos e parentes, eles viajaram para o Rio Grande do Sul, onde tiveram contato com a hidroponia e começaram a pesquisar sobre a tecnologia.


Mais de seis mil itens vão para os mercados todos os dias. Foto: (Ednilson Aguiar/O Livre)
 
Mais uma vez, entraram de cabeça na mudança e obtiveram resultados positivos com relação à produção, contudo, isso representou investimentos, alcançados por meio de financiamentos, que não foram repassados ao preço do produto, porque a venda era por meio de atravessadores.

“Eu tentei conversar com um atravessador. Pedi para eles aumentarem o preço por conta dos custos. Mas ele me respondeu que, se eu não vendesse, comprava de outro. Eu me senti humilhada e percebi que meu trabalho não valia nada. Decidi que não iria mais aceitar”, afirma Sandra.

A ruptura não poderia ser imediata, por conta das despesas da propriedade, e ela pediu ao filho mais velho que procurasse pessoalmente os mercados para oferecer o produto, convidando os responsáveis pelas redes para visitar o sítio.


Hidroponia não requer muito espaço e permitiu aumento da produção. Foto: (Ednilson Aguiar/O Livre)
 
Nas primeiras aproximações, não houve um retorno imediato. Contudo, as incursões foram se repetindo, até que a rede de Supermercados Big Lar atendeu o pedido e fez a primeira visita.

Uma oportunidade seguida de exigências

Os futuros primeiros clientes foram recebidos com toda “pompa e circunstância”. Andaram pela área, fizeram perguntas sobre o processo de produção e indicaram uma série de melhorias que ainda precisavam ser realizadas.

“Eles tinham um padrão de qualidade e corremos para atender, porque eles estavam nos abrindo uma porta, acreditavam no nosso trabalho e não podíamos perder a oportunidade”, lembra Sandra.

Mais uma vez, com coragem para mudar, a família reconstruiu o negócio e passou a fazer as vendas diretas, eliminando os atravessadores e alcançando um preço justo pela produção.

Wagner dos Santos, filho de Sandra, acompanha todas as etapas da produção. Foto: (Ednilson Aguiar/O Livre)

Diversificação e novos clientes
Com o tempo, a rede passou a sugerir o plantio de novas espécies e até mesmo cultivos. Muitos deles eram adquiridos em São Paulo e como perdiam muito tempo no transporte, acabavam por durar pouco nas prateleiras.

Assim, entraram no mix de produtos os temperos frescos, as folhagens babys, pimentas e embalagens diferenciadas. “Quando começamos a venda direta, Deus não abriu as portas, ele escancarou”, relata a produtora.

Com a presença em uma rede conceituada, outros clientes apareceram e, agora, eles estão em busca de mais pontos de vendas.

Crescimento em família

Wagner Augusto dos Santos, 21, é estudante de Direito e um dos filhos de Sandra. Ele ajuda em todas as fases da produção, enquanto o irmão mais velho fica responsável pela logística, distribuição e contratos.

Um trabalho árduo que começa muito cedo, já que às 5h da manhã os caminhões precisam estar saindo da propriedade em direção a Cuiabá. Assim, quando os supermercados abrem, as hortaliças estão fresquinhas para o deleite dos consumidores.

A saída do caminhão é o fechamento de um ciclo diário, que engloba o plantio, a limpeza da área, a colheita, a limpeza dos produtos e a preparação das embalagens e caixas.

Com ajuda dos filhos, negócio se moderniza a cada dia e fica mais competitivo. Foto: (Ednilson Aguiar/O Livre)
 
Com o tempo, Wagner conta que a propriedade foi mesclando as tecnologias e ganhando em qualidade. Também passou a investir em nichos de mercado que ainda não eram ofertados em Mato Grosso.

O próximo passo será a construção de uma área para beneficiamento, na qual tudo passará por limpeza e assepsia condizente para o consumo direto. Será a hortaliça pronta para o consumo.

Eles também atuam no compartilhamento de tecnologias com os vizinhos porque acreditam que logo a capacidade produtiva deles será totalmente absorvida pelo mercado. E, por que não ajudar quem está perto?

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet