Notícias / Agronegócios

06/02/21 às 22:15

Plataforma do Imac consolida dados da cadeia produtiva da carne em MT

Observatório da Carne estará pronto no primeiro semestre e reunirá informações da bovinocultura, processamento e comercialização de carnes no estado

Camila Bini

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Plataforma do Imac consolida dados da cadeia produtiva da carne em MT

Foto: Pexels

Entra em operação no primeiro semestre de 2021 o Observatório da Carne de Mato Grosso, painel de controle da cadeia produtiva da carne bovina de Mato Grosso. Desenvolvido pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), o projeto tem objetivo de reunir em uma mesma plataforma várias informações sobre a atividade pecuária de corte no estado, processamento de carne, características quanti-qualitativas do produto, dados ambientais, sociais e de comercialização.

A plataforma mesclará múltiplas fontes oficiais de informação já existentes, mas que ainda não haviam sido reunidas em um mesmo hub. “Nossa intenção é que essa plataforma forneça conteúdos estratégicos para o mercado da carne. De estatísticas sobre a produção a dados de gestão nas propriedades, incluindo aspectos ambientais e sociais”, explica o diretor de Operações do Imac, Bruno Andrade.

Os principais dados gerais do setor produtivo da carne em Mato Grosso poderão ser acessados pelo público em geral, de forma a disseminar informações qualificadas sobre a atividade. Dados mais setorizados e estratégicos serão liberados para entidades de classe e órgãos públicos, pois uma das missões do Observatório da Carne de Mato Grosso é produzir insumos para a tomada de decisão do produtor e da indústria - além de contribuir para a formação ou aperfeiçoamento de políticas públicas.

“Um dos objetivos do Imac é fomentar cada vez mais a produção sustentável no mercado da carne bovina de Mato Grosso. Identificamos a necessidade de termos uma base única de informações que permitisse ao poder público avaliar os efeitos de suas ações e à iniciativa privada a oportunidade de aprimorar ferramentas de gestão e processo produtivo propriamente dito”, observa Andrade.

Centros de pesquisa e universidades também são público alvo do Observatório da Carne e poderão consumir dados da plataforma. Da mesma forma, mercados consumidores – interno e externo – da carne de Mato Grosso terão a possibilidade de manter informações atualizadas.

“O programa tem uma importância muito maior que a unificação das informações. Quando você estabelece uma fonte séria, de credibilidade e imparcial sobre um determinado tema, você está também combatendo a desinformação. Nosso setor enfrenta uma série de críticas que, quando analisadas tecnicamente, são frágeis. A partir da entrada em funcionamento do Observatório, poderemos então apontar os porquês dessa fragilidade, pois teremos a argumentação embasada tecnicamente e disponível para a sociedade”, complementa o diretor do Imac.

Após processo de licitação, a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) foi contratada para o trabalho de desenvolvimento da plataforma do Observatório da Carne de Mato Grosso.
 
Imac
Criado em 2016, o instituto tem a missão de promover a carne bovina de Mato Grosso, valorizando toda a cadeia produtiva a partir de ações de pesquisa e desenvolvimento, informação e marketing. Em seu conselho deliberativo, estão representantes do Governo do Estado, do setor pecuário e de indústrias frigoríficas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet