Notícias / Agricultura

06/02/21 às 08:07

Através de treinamento, Senar-MT auxilia produtores na extração de látex de seringueiras

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Através de treinamento, Senar-MT auxilia produtores na extração de látex de seringueiras

Foto: Sindicato Rural de Canarana

Manejar corretamente a sangria da seringueira é fundamental para o sucesso da atividade.  O Brasil é um dos grandes exportadores do látex, matéria-prima extraída da seringueira que é muito utilizada na produção de borracha. Atualmente, Mato Grosso está entre os cinco estados que mais produzem borracha natural no país.

Mesmo com bons índices, segundo o instrutor credenciado junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Lourival Rezende Monteiro, a cultura sofreu uma dispersão no estado. "Dentro de Mato Grosso, o plantio de seringueiras e seu cultivo já foram predominantes, mas com o passar do tempo tornaram-se cultivos isolados".

O Senar-MT,  através do treinamento Sangria de Seringueira, tem fomentado a manutenção dos cultivos ainda presentes no estado. Com carga horária de 40 horas, os participantes aprendem a extrair o látex, um dos procedimentos mais difíceis dentro do processo de produção da seringueira.

O processo de extração do látex da seringueira é denominado de sangria. Nesse método, é removido um pequeno volume da casca da árvore, permitindo o escoamento da seiva, que escorrem em pequenas canecas fixadas no tronco da árvore. Geralmente, o procedimento é realizado entre seis e oito anos do plantio da seringueira.

Monteiro lembra ainda que grande parte do látex produzido em todo mundo é destinado para a indústria de pneus. "Cerca de 82% da produção de látex vai para a produção de pneus. Um setor que necessita muito da borracha na composição do produto final".

Cultura no Araguaia - Em Canarana, município localizado a cerca de 600 km de Cuiabá, a cultura foi a opção para o projeto de reflorestamento realizado no Assentamento (P.A) Suyá. Em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagri) e Sindicato Rural de Canarana, o Senar-MT ofertou o treinamento de Sangria de Seringueira para dez produtores do P.A que cultivam cerca de dez mil árvores.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet