Notícias / Indígena

04/02/21 às 09:39 / Atualizada: 04/02/21 às 09:49

Projeto Independência Indígena incentiva a produção em comunidades Xavante (vídeo)

Assessoria Funai

AguaBoaNews, Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Projeto Independência Indígena incentiva a produção em comunidades Xavante (vídeo)

Foto: Assessoria Funai

O projeto de cooperação técnica Independência Indígena, lançado no final do ano passado, pretende levar desenvolvimento, segurança alimentar e qualidade de vida a comunidades Xavante do Mato Grosso por meio do incentivo à produção sustentável nas aldeias. Entre as ações, o projeto disponibiliza ferramentas e maquinários utilizados no plantio e colheita de alimentos, bem como promove a capacitação de indígenas em operação de tratores e práticas de cultivo. Confira os detalhes no vídeo abaixo.

A iniciativa é uma parceria que envolve a Fundação Nacional do Índio (Funai), a Cooperativa Indígena Sangradouro e Volta Grande, o Sindicato Rural de Primavera do Leste e o Governo do Mato Grosso. De acordo com o presidente da Funai, Marcelo Xavier, a fundação apoia inciativas como essa, que promovem a autonomia dos povos indígenas, por meio da geração de renda, de forma responsável.

“O incentivo a atividades produtivas em Terras Indígenas está entre as prioridades da atual gestão da Funai. Ao impulsionar a produção de forma responsável nesses territórios, a fundação colabora para que os indígenas ampliem o cultivo, conquistem novos mercados e se tornem autossuficientes. Desta forma, contribuímos para a melhoria das condições de vida nas aldeias, levando dignidade aos indígenas”, destaca Xavier.
 
O projeto deve beneficiar cerca de 2,7 mil indígenas Xavante de 57 aldeias nos municípios de Poxoréu e General Carneiro. A área a ser utilizada para o plantio é de aproximadamente 1.000 hectares, contemplando diversos alimentos. Na Terra Indígena Sangradouro, comunidades já iniciaram o cultivo de arroz. A previsão é que a colheita ocorra em até três meses.
 
O presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, José Nardes, ressalta que o projeto respeita todas as normas no que se refere a plantio no Cerrado. Ainda segundo ele, já foram concluídas quatro turmas de operação de tratores com os indígenas. “O nosso pensamento é que, a partir do projeto, os indígenas possam aprender todo o trabalho necessário para que consigam avançar sozinhos”, afirma Nardes.
 
Marciane Ferrari, produtora rural da região e colaboradora no projeto, explica que a iniciativa só foi possível graças ao trabalho conjunto, conduzido pelo Sindicato, que envolveu também diversos parceiros locais, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). “O projeto Independência Indígena está sendo desenvolvido com muito muito zelo, respeito e união”, destaca.

“Queremos sair do assistencialismo e levar dignidade para as nossas comunidades, buscando a melhoria das condições de vida de toda a coletividade. O projeto é muito importante para a independência do povo Xavante da região de Sangradouro e vai nos trazer muitos benefícios”, destaca o cacique e presidente da Cooperativa Indígena Sangradouro e Volta Grande, Gerson Warawe.

 
 
O cacique ressalta que a atividade contribui também para preservar e reforçar a cultura do seu povo. “Vamos continuar com nossas cerimônias, nossas festas e rituais. Não vamos perder nossa tradição. Pelo contrário, com geração de renda, dignidade e independência podemos fortalecer ainda mais cultura”, destaca Warawe.

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet