Notícias / Agricultura

01/02/21 às 18:15 / Atualizada: 01/02/21 às 18:25

Indea publica instrução normativa e permite plantio excepcional fora do calendário

Nova IN foi publicada nesta segunda-feira (01.02)

Rosangela Milles

AguaBoaNews / Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Indea publica instrução normativa e permite plantio excepcional fora do calendário

Lavoura de fevereiro

Foto: Divulgação Aprosoja

Plantios excepcionais de soja fora do calendário de 16 de setembro a 31 de dezembro estão autorizados pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), após a publicação da Instrução Normativa Conjunta Sedec/Indea-MT nº 01/2021, no Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira (01.02).

A nova regra regulamenta plantios para pesquisas de produção de conhecimento técnico ou científico, limitados à área de 05 (cinco) hectares, podendo a soma de todos os plantios autorizados ficar limitada a 100 (cem) hectares por instituição de pesquisa por ano. A norma traz ainda, para estes plantios, a limitação para se colher a soja excepcionalmente autorizada até 14 de junho, ou seja, antes do início do vazio sanitário.

Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) afirma que, assim como a criação do vazio sanitário da soja, essa Instrução Normativa também é um marco fitossanitário no estado, já que se alinha com o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em 2007, bem como fomenta o desenvolvimento científico para a busca do melhor manejo e controle do fungo da doença.

“Outra inovação positiva da Instrução Normativa é o fato dos plantios excepcionais para pesquisa científica para melhoramento genético, e avanço de gerações de linhagens de soja terem de ser colhidos até 31 de julho”, destaca a Associação.

“Agradecemos o governo do Estado de Mato Grosso que compreendeu a necessidade de possibilitar pesquisas que compreendam as realidades regionais do estado, possibilitando a adequação da defesa sanitária vegetal à dinamicidade da evolução da ciência”, finaliza a instituição.


Clique e veja publicação do Diário Oficial do Estado.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet