Notícias / Agricultura

29/01/21 às 22:34

Deu na Veja - Produtores rurais de MT são destaque nacional por darem 'exemplo de respeito ao meio ambiente'

Reportagem visitou propriedades em Campo Novo do Parecis, Querência e Barra do Garças que colecionam prêmios na área ambiental

Érika Oliveira | Secom - MT

AguaBoaNews / Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Deu na Veja - Produtores rurais de MT são destaque nacional por darem 'exemplo de respeito ao meio ambiente'

Imagem ilustrativa

Foto: Christiano Antonucci

A edição desta semana da revista Veja trouxe em sua capa reportagem que trata da “nova geração de fazendeiros” no Brasil, que além de consolidar o agronegócio do País como um dos mais prósperos e bem-sucedidos no mundo, vem demonstrando compromisso cada vez maior com o meio ambiente.

A reportagem destacou a adoção de práticas sustentáveis em propriedades de Mato Grosso e enfatizou que, apesar da imagem equivocada que em determinados momentos é atribuída à produção agrícola nacional, “há uma maioria esmagadora de fazendeiros brasileiros que não apenas incorpora medidas de redução de danos ambientais como desempenha papel vital para a preservação da biodiversidade brasileira”. 

Chamados de “fazendeiros verdes”, os produtores Romeu e Dulce Ciochetta, que mantém uma fazenda de 9.500 hectares em Campo Novo do Parecis (400 quilômetros de Cuiabá), foram alguns dos entrevistados. 

Eles colecionam prêmios na área ambiental e são referência em sustentabilidade por integrar a produção de grãos como soja e milho a estratégias que ajudam a proteger os recursos naturais.

A Veja também foi a campo conhecer a Fazenda Roncador, sediada em Querência (927 quilômetros de Cuiabá), que possui uma área equivalente à da cidade de São Paulo e que mantém cerca de 50% de seu território destinados a mata nativa e áreas de proteção permanente (APPs).

O Programa Rebanho, que consiste em promover a pecuária sustentável na região do Médio Vale do Araguaia de Mato Grosso, também foi destaque da matéria. 

Parceira do projeto, a produtora Carmen Perez, da fazenda Orvalho das Flores, na região de Barra do Garças (515 quilômetros de Cuiabá), afirmou que as ações podem parecer modestas, “mas afeitas a gerar grandes resultados no bem-estar do gado”. 

A marcação com ferro em brasa, por exemplo, foi substituída por brincos identicadores. “Isso impacta diretamente na qualidade vida do animal”, explicou.

Confira aqui a reportagem na íntegra

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet