Notícias / Água Boa

27/01/21 às 10:44 / Atualizada: 27/01/21 às 10:58

Prefeito de Água Boa sanciona decreto que autoriza volta as aulas nas escolas de educação básica no município

Todas as medidas de prevenção à covid-19 deverão ser aplicadas pelas escolas para garantir a saúde dos estudantes e dos profissionais envolvidos

Jamerson Silveira da assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Prefeito de Água Boa sanciona decreto que autoriza volta as aulas nas escolas de educação básica no município

Foto: Assessoria

O prefeito Dr. Mariano Kolankiewicz, sancionou decreto autorizando o retorno às atividades das escolas de Educação Básica do Município conforme Decreto Municipal Nº 3559 de 26 de janeiro de 2021, e passa a valer a partir de 1º de fevereiro, data prevista para início do ano letivo no município.

De acordo com o prefeito, no cenário que estamos vivendo o município tem capacidade de atendimento à saúde, mas salientou que se houver um agravamento da pandemia, as medidas autorizadas neste decreto poderão ser revogadas.

“É muito importante que aprendamos a conviver com essa realidade, acredito que se nossas crianças e pais forem bem orientados e seguirem os protocolos de cuidado a saúde, nós possamos começar a voltar a ter nossa vida normal, mas caso surgir aumento dos casos da covid-19 de forma desordenada, nós iremos revogar o decreto porque primeiros nós cuidamos da vida” Concluiu o prefeito.

O DECRETO cita a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a prefeitos e governadores autonomia para determinar a intensidade e como farão o isolamento social nas regiões em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).


O prefeito também se baseou na OMS, a UNESCO e o UNICEF que sugerem que a educação deve ser considerada serviço essencial e orientam que, a partir de decisão das autoridades sanitárias locais, as aulas presenciais sejam retomadas, observadas as devidas cautelas à segurança sanitária, desde que avaliados os riscos e níveis de transmissão do vírus SARS-CoV-2, a capacidade escolar de adaptação segura, as perdas em educação dos estudantes, a garantia da equidade em termos de aprendizagem, saúde em geral e o bem-estar das crianças e jovens.
 

Para sancionar o decreto, na última sexta-feira (22) o Prefeito ouviu os diretores das escolas do município que se mostraram confiantes em seguir o planto de retorno as atividades escolares mesmo que de forma hibrida e gradativa.
 

Já na segunda-feira 25.01, o prefeito juntamente com o Comitê de Combate ao Coronavírus reuniu diversas autoridades e discutiram na presença do Secretário Municipal de Saúde Eberson Mateus sobre a segurança das voltas às aulas, que foi fundamental para que o decreto entrasse em vigou nesta data autorizando as escolas a iniciarem as atividades escolares já no dia 1º de fevereiro.

Confira AQUI o decreto de volta às aulas no município de Água Boa.

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por samuel, em 29/01/21 às 13:33

    o decreto se aplica só as municipais ou as estaduais também????

 
 
 
Sitevip Internet