Notícias / Agricultura

26/01/21 às 16:51

Colheita motiva busca por capacitação em máquinas agrícolas

Assessoria Senar

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Colheita motiva busca por capacitação em máquinas agrícolas

Curso no Centro de Treinamento de Sorriso

Foto: Assessoria Senar

Com o início da colheita da soja e o aumento de oportunidades de trabalho no campo, trabalhadores do interior do estado procuram por capacitação. Até o início de fevereiro, uma turma do Sindicato Rural de Sinop realiza curso de mecânica de tratores, no Centro de Treinamento de Sorriso. No dia 22 de janeiro foi concluída a capacitação em manutenção e regulagem de colheitadeira de grãos.

Edson Cavalheiro de Abreu, 26, concluiu o quarto treinamento pelo Senar-MT e já saiu com uma oportunidade de trabalho garantida. "A vontade de trabalhar com máquinas agrícolas vem desde a época que meus pais trabalhavam em fazenda e depois que conheci o Senar-MT, tive a oportunidade de me qualificar", explica.

Segundo o engenheiro mecânico e instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Eduardo Alvim Cunha, a demanda por treinamento está cada dia mais acelerada. "No curso de mecânica, temos alguns operadores que querem aprender mais sobre o trator, mas a maioria dos alunos está pleiteando vaga em alguma fazenda", destaca.

Somente no primeiro bimestre, o Senar-MT, em parceria com os 93 Sindicatos Rurais, prevê a realização de mais de 700 ações educacionais. A previsão é que mais de 6.500 pessoas sejam capacitadas até o final de fevereiro, nos mais diversos cursos ofertados no portfólio da instituição.

Alta Floresta possui 24 atividades programadas. Segundo o presidente do Sindicato Rural, Walmir Naves Coco, a demanda por capacitação está em alta no município. "Já em dezembro tínhamos poucas vagas para os cursos do início do ano. A procura está grande".

Além do Nortão, a região oeste também possui uma demanda alta de treinamentos neste primeiro bimestre. As cidades de Mirassol D’Oeste e Lambari D’Oeste juntas realizarão 50 treinamentos entre janeiro e fevereiro.

Dentre os cursos mais demandados estão: atendimento ao cliente, classificação de produtos de origem vegetal - soja e milho, confecção de vestuário, inclusão digital rural, produção de derivados, dentre outros. Para participar dos treinamentos basta entrar em contato com o Sindicato Rural do município de residência e conhecer a oferta da região.

Necessário - De acordo com o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Gilmar José da Silva, a capacitação aumenta a oportunidade de trabalhar na época de colheita. “Há pessoas contratadas somente neste período. Se o candidato já tiver a capacitação, terá mais chance”, afirma. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet