Notícias / Agricultura

25/01/21 às 18:11 / Atualizada: 25/01/21 às 18:22

Como nasce uma variedade de soja

São pelo menos sete anos de pesquisa até seu lançamento

Eliza Maliszewski

Agrolink

Imprimir Enviar para um amigo
Todas as safras são milhares de hectares destinados à soja no Brasil. Não é a toa. É uma potência mundial do agronegócio e da oleaginosa, em especial. Cada planta tem uma semente como origem. É ali que começa o sonho de uma boa safra e também a base de vigor, combate a pragas e doenças e potencial de formar uma nova lavoura.

Mas o que há antes da semente? As ideias nascem na pesquisa, pensando nas necessidades do produtor. Isso demanda tempo. Pegamos como base para entender o processo a marca de sementes de soja Credenz, da BASF. Ela chegou em 2016 ao Brasil. Hoje já está em todo o território nacional e conta com 22 variedades recomendadas no país com as tecnologias I2x (resistência ao glifosato, dicamba e lagartas - somente na safra 21/22), IPRO (possui tolerância ao glifosato e a alguns insetos como as lagartas) e RR (resistente ao glifosato).

Primeiro é preciso saber que as marcas investem muito em pesquisa, melhoramento genético, biotecnologia. Uma variedade não chega ao campo antes de sete anos de desenvolvimento. O Portal Agrolink conversou com o gerente de Marketing de Sementes de Soja da BASF, Mairson Santana, para entender melhor as fases e resultados deste processo.
 
Portal Agrolink: como é o processo de desenvolvimento de uma cultivar?

Mairson Santana:
uma nova cultivar de soja demanda sete anos de pesquisa até seu lançamento e durante esse período passa por vários processos dentro dos diversos times da marca. É um processo que exige muito conhecimento, paciência e paixão. O objetivo do melhoramento são cultivares mais produtivas e com características genéticas compatíveis com a demanda do mercado. Nesse processo são realizados milhares de cruzamentos de cultivares, utilizando centenas de plantas em diversas estações de pesquisa de Norte a Sul do Brasil. As milhares de linhagens vindas dos cruzamentos são testadas e selecionadas nas principais regiões produtoras do país e passam por avaliações de reação a doenças, resistência a pragas, presença de genes, produtividade e adaptabilidade nas macrorregiões. Após a validação da variedade, passa pelo processo de produção de semente genética e sementes certificadas até chegar aos agricultores de todo o Brasil.
 
Portal Agrolink: como é testada a produtividade, resistência a pragas e doenças e desempenho em diferentes áreas. Como isso acontece em relação às características brasileiras tão diversas?

Mairson Santana: os times de Melhoramento Genético e Desenvolvimento Agronômico possuem juntos mais de 400 locais de ensaios nas principais regiões produtoras de soja do Brasil. Os locais são segmentados por macrorregiões e regiões com foco no solo e clima, pois a adaptabilidade de cada cultivar varia com a latitude. Utilizamos protocolos para avaliação de produtividade, resistência a pragas, população de plantas, épocas de plantio, entre outros. O time de Fitopatologia em seus laboratórios dá o suporte com as análises de reações a doenças. A quantidade de ensaios aliada à amplitude de regiões amostradas gera uma base de dados segura para a tomada de decisão diante das diversas características do Brasil.
 
Portal Agrolink: o aprimoramento de uma cultivar depois de desenvolvida é constante?

Mairson Santana:  após o lançamento de uma cultivar, o time de Desenvolvimento Agronômico mantém essas cultivares em sua rede de ensaios por dois anos, com o objetivo de aprimorar o posicionamento referente à época de plantio e população de plantas por hectare para cada região com foco no solo e clima. Os times de Desenvolvimento de Mercado e Comercial acompanham as áreas de agricultores já em escala comercial, buscando sempre aprimorar o posicionamento e manejo das novas cultivares em busca de alto teto produtivo.
 
Portal Agrolink: a marca lançou uma websérie para mostrar tudo o que está por trás de uma semente. De onde surgiu e o que objetiva?

Mairson Santana: o agro é um setor baseado em inovação. Mas na hora de comunicar, principalmente assuntos mais, muitas vezes, o conteúdo é passado de um jeito pouco atraente. Por isso, resolvemos inovar também na forma de apresentar as suas tecnologias para sementes. O conteúdo produzido é mais leve, em uma websérie digital alinhada com o tipo de conteúdo que esse público consome. A ideia foi simplificar um tema técnico e chamar a atenção de quem não é do agro, mas sabe da importância da produção de soja para o país.

Os primeiros da websérie já estão disponíveis nos canais da marca. Ao todo, são 11 episódios para acompanhar e aprender sobre os diferenciais da semente de soja Credenz. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet