Notícias / Saúde

25/01/21 às 16:20

MT Hemocentro orienta a doar sangue antes da vacinação contra Covid-19

Processo de imunização exige um tempo de inaptidão para a doação de sangue. No caso da vacina CoronaVac, as pessoas vacinadas devem aguardar 48 horas para doar sangue

Rose Velasco | SES-MT

AguaBoaNews / Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
MT Hemocentro orienta a doar sangue antes da vacinação contra Covid-19

O MT Hemocentro reforça que a vacina é necessária e traz segurança a todos

Foto: Secom | MT

A direção do MT Hemocentro orienta a população, em especial os doadores fidelizados e aqueles cidadãos que queiram ser doadores voluntários de sangue, a preferencialmente fazer a doação antes da vacinação contra a Covid-19.

Segundo esclareceu a diretora da unidade especializadas, Gian Carla Zanella, o processo de imunização exige um tempo de inaptidão para a doação de sangue. No caso da vacina CoronaVac, as pessoas vacinadas devem aguardar 48 horas para doar sangue, por ser uma vacina de vírus inativado. No caso do imunizante da AstraZeneca, em que é utilizado o vírus vivo atenuado, são necessários 30 dias.

O MT Hemocentro reforça que a vacina é necessária e traz segurança a todos. Com a disponibilização da vacina contra a Covid-19, é recomendado ao doador que apresente o comprovante de vacinação. “Quanto mais pessoas vacinadas, maior a segurança na qualidade do sangue e na vida da população. Doe sangue e, em seguida, vacine-se!”, destacou a diretora.

São diversos os serviços de saúde que precisam de sangue para atender pacientes de cirurgias e procedimentos terapêuticos. Independentemente do tipo sanguíneo (O-, O+, A-, A+, B-, B+, AB- ou AB+), é fundamental a contribuição voluntária.

Doar sangue é rápido, seguro e simples. Basta escolher o dia e horário mais convenientes e fazer o agendamento pelos seguintes contatos: (65) 3623-0044, (ramais 220 e 221) e 98433-0624 (telefone e WhatsApp).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet