Notícias / Agricultura

23/01/21 às 14:18

Opção lucrativa após colheita da soja, produção de gergelim cresce 132% em Mato Grosso

Área plantada da cultura de segunda safra mais do que triplicou em comparação com a temporada anterior, chegando a 175 mil hectares no Estado

Alana Fraga

Globo Rural

Imprimir Enviar para um amigo
Opção lucrativa após colheita da soja, produção de gergelim cresce 132% em Mato Grosso

Plantio de gergelim é feito após a soja, quando não ha viabilidade para o plantio de milho

Foto: Robson Gonçalves/Arquivo Pessoal)

O produtor Robson Gonçalves, 38 anos, começou a plantar gergelim na safrinha de 2017/2018, após a soja, em 70 dos 320 hectares da propriedade em Canarana, no leste de Mato Grosso. No ciclo seguinte, aumentou área para 200 hectares. Neste ano, assim como na safra 2019/2020, ele vai usar toda a área para cultivo de gergelim após a colheita da soja.

No início, o gergelim surgiu como uma opção pelo atraso nas chuvas, que impossibilitou o plantio da safrinha de milho. “Depois, (a área plantada) foi aumentando pela lucratividade que ele agregou. Até este ano, para a safrinha, já optamos direto pelo gergelim mesmo com os preços atrativos do milho”, conta o produtor.

Não é apenas a área do Gonçalves que está crescendo. Introduzido na temporada 2017/2018 como uma alternativa de custo reduzido para a segunda safra após o plantio de soja, o gergelim registrou um crescimento de 132% no ciclo 2019/2020 no Estado, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A cultura registrou um salto de 41,3 mil toneladas produzidas em 53 mil hectares em 2018/2019 para 95,8 mil toneladas em 175 mil hectares plantados. A produção nacional concentra-se em Mato Grosso, especialmente em Canarana. O município é responsável por mais de 90% da produção nacional, que teve 87 mil hectares plantados em 2020.

No primeiro ano de cultivo, Gonçalves colheu cerca de 500 kg/hectare. Na última safra, fechou com média de 800 kg/ha. Segundo ele, a chegada de empresas exportadoras do grão a Canarana também ajudou a estimular o cultivo e reduziu o frete dos produtores.

Neste ano, no entanto, o gergelim tem uma concorrência de peso na safrinha e, por isso, área plantada ainda é uma incógnita. Segundo o vice-presidente do Sistema Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso), Marcos da Rosa, o ineditismo dos preços e a previsão climática estão favorecendo o milho como opção.

“Pela primeira vez, há viabilidade total de plantar milho (pela janela), inclusive com preços futuros deixando renda para o produtor. Além de ser viável nesse momento, é uma gramínea, deixa mais palha no solo e as pragas são diferentes. É uma incógnita a área de gergelim agora, mas existem muitos produtores que plantaram soja mais tarde e terão que plantar o gergelim”, afirma Rosa.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Caiubi Kuhn

Os fósseis vão às escolas

            Para muitas pessoas, é uma grande surpresa saber que em Mato Grosso já viveram na era mesozoica grandes dinossauros como Pycnonemosaurus nevesi e os Sauropodes, ou que na era...

 
 
 
 
Sitevip Internet