Notícias / Agricultura

23/01/21 às 14:18

Opção lucrativa após colheita da soja, produção de gergelim cresce 132% em Mato Grosso

Área plantada da cultura de segunda safra mais do que triplicou em comparação com a temporada anterior, chegando a 175 mil hectares no Estado

Alana Fraga

Globo Rural

Imprimir Enviar para um amigo
Opção lucrativa após colheita da soja, produção de gergelim cresce 132% em Mato Grosso

Plantio de gergelim é feito após a soja, quando não ha viabilidade para o plantio de milho

Foto: Robson Gonçalves/Arquivo Pessoal)

O produtor Robson Gonçalves, 38 anos, começou a plantar gergelim na safrinha de 2017/2018, após a soja, em 70 dos 320 hectares da propriedade em Canarana, no leste de Mato Grosso. No ciclo seguinte, aumentou área para 200 hectares. Neste ano, assim como na safra 2019/2020, ele vai usar toda a área para cultivo de gergelim após a colheita da soja.

No início, o gergelim surgiu como uma opção pelo atraso nas chuvas, que impossibilitou o plantio da safrinha de milho. “Depois, (a área plantada) foi aumentando pela lucratividade que ele agregou. Até este ano, para a safrinha, já optamos direto pelo gergelim mesmo com os preços atrativos do milho”, conta o produtor.

Não é apenas a área do Gonçalves que está crescendo. Introduzido na temporada 2017/2018 como uma alternativa de custo reduzido para a segunda safra após o plantio de soja, o gergelim registrou um crescimento de 132% no ciclo 2019/2020 no Estado, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A cultura registrou um salto de 41,3 mil toneladas produzidas em 53 mil hectares em 2018/2019 para 95,8 mil toneladas em 175 mil hectares plantados. A produção nacional concentra-se em Mato Grosso, especialmente em Canarana. O município é responsável por mais de 90% da produção nacional, que teve 87 mil hectares plantados em 2020.

No primeiro ano de cultivo, Gonçalves colheu cerca de 500 kg/hectare. Na última safra, fechou com média de 800 kg/ha. Segundo ele, a chegada de empresas exportadoras do grão a Canarana também ajudou a estimular o cultivo e reduziu o frete dos produtores.

Neste ano, no entanto, o gergelim tem uma concorrência de peso na safrinha e, por isso, área plantada ainda é uma incógnita. Segundo o vice-presidente do Sistema Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso), Marcos da Rosa, o ineditismo dos preços e a previsão climática estão favorecendo o milho como opção.

“Pela primeira vez, há viabilidade total de plantar milho (pela janela), inclusive com preços futuros deixando renda para o produtor. Além de ser viável nesse momento, é uma gramínea, deixa mais palha no solo e as pragas são diferentes. É uma incógnita a área de gergelim agora, mas existem muitos produtores que plantaram soja mais tarde e terão que plantar o gergelim”, afirma Rosa.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet