Notícias / Policial

18/12/15 às 09:10

Polícia Civil cumpre 23 mandados contra organização criminosa apontada em 90% dos roubos em Cuiabá

Vinte três membros de uma organização criminosa responsável por 90% dos roubos em Cuiabá são alvos da operação "Mercatore", deflagrada na manhã desta sexta-feira (18.12), pela Polícia Judiciária Civil, em investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) da Capital.  A ação é parte do plano da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), para enfrentamento aos crimes de roubos ocorridos na região metropolitana.
 
Delegados, investigadores e escrivães estão desde às 6 horas da manhã em bairros de Cuiabá e Várzea Grande para o cumprimento de 11 mandados de prisão preventiva, 12 conduções coercitivas para interrogatórios e 34 buscas e apreensão, que serão feitas em residências e empresas.  As ordens judiciais foram expedidas pela Vara do Crime Organizado de Cuiabá.
 
As investigações da Delegacia de Roubos e Furtos,  iniciadas há um ano, apontam que a organização criminosa movimentou cerca de R$ 1,6 milhão, em 60 dias. "Trata-se de uma organização criminosa que se dedica a prática de lavagem de dinheiro, roubos, furtos, receptação qualificada, estelionato, corrupção", citou alguns dos crimes a delegada titular da Derf, Elaine Fernandes da Silva.
 
Uma curiosidade descoberta recentemente nas investigações é que um dos integrantes da quadrilha chama o chefe de "Pai", se inspirando na novela a "Regra do Jogo".
 
Detalhes do esquema montado pelo grupo criminoso serão apresentados às 10 horas, na Delegacia de Roubos e Furtos, no bairro Verdão, pelos delegados que integram a investigação.
 
Participam da operação equipes policiais da Diretoria de Inteligência, Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá e Derf de Várzea Grande, Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva), Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DDM), Delegacia do Consumidor (Decon), Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), 3ª Delegacia de Polícia, Delegacia de Santo Antônio do Leverger, Delegacia de Chapada dos Guimarães, Delegacia de Rosário Oeste.
 
A operação também conta com apoio de um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPaer), da Segurança Pública. 
 
Mercatore - vem do Italiano e significa comerciante, mercancia, aquele que media e age como  intercessor, traficante.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet