Notícias / Saúde

18/01/21 às 12:46

Janeiro é mês crítico para doação de sangue

Luciane Mildenberger

AguaBoaNews / Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Janeiro é mês crítico para doação de sangue

Foto: Divulgação

Janeiro é época de férias para grande parte da população e com isso ocorre queda nas doações voluntárias de sangue. As reduções drásticas nos estoques dos bancos de sangue, tanto da rede pública quanto da privada, prejudicam os pacientes que continuam precisando das transfusões, alerta a hematologista e hemoterapeuta do Hemosan, de Cuiabá, Paloma Borges dos Santos Valk. O Hemosan é o banco de sangue que atende o Hospital e Maternidade Femina.

De acordo com a médica, o período de férias é muito crítico para o banco de sangue, pois as pessoas postergam as doações para quando retornarem, porém, a demanda por bolsa de sangue não diminui, pelo contrário, os pacientes continuam chegando e necessitando urgentemente de transfusões.

“Os pacientes em tratamento contra o câncer, com doenças hematológicas e vários outros continuam existindo, continuam sendo internados e nós precisamos suprir essa necessidade do sangue, por isso fazemos esse alerta, esse chamado, para que se a pessoa está bem de saúde, disponível, realize a doação voluntária”, enfatiza Paloma.

Para a médica Fernannda Pigatto Vilela, diretora-técnica do Hospital e Maternidade Femina, a doação voluntária de sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas, inclusive de crianças e recém-nascidos.

“Uma única doação, uma bolsa de sangue, pode auxiliar de duas a três pessoas, em variados casos, desde as que precisam com frequência, às que por algum motivo urgente necessitam de transfusão e, inclusive, os recém-nascidos”, frisa.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Nenhum material é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação, não havendo riscos para o doador.

Doadores precisam ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam do consentimento dos responsáveis), estar munidos de documento com foto e pesar mais de 50 quilos. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Atualmente, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Hemosan recebe os doadores por agendamento, através do telefone (65) 3621-6667, das 7h30 às 17h30. 

Para Doação procure o hemocentro da sua cidade.
Em Água Boa:
  • Banco de sangue: Unidade de Coleta e Transfusão
  • Horário de funcionamento:De segunda a sexta-feira das 7h00 às 10h00 e das 13h30 às 16h30.
  • Endereço: Rua 16, nº 349, Centro – Água Boa /MT
  • Telefone: (66) 3468-5510
  • E-mail: uctaguaboa@hotmail.com

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet