Notícias / Agricultura

12/01/21 às 14:28

Híbridos de Milheto - Agricultores alcançam produtividade de 40 a 50 sc/ha em MT

Diário de Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Híbridos de Milheto - Agricultores alcançam produtividade de 40 a 50 sc/ha em MT

Foto: Divulgação

Os agricultores brasileiros estão buscando levar mais lucratividade as suas propriedades com alternativas que ajudam a obter renda durante a safrinha. Uma dessas opções é o milheto, cultura mais comumente utilizada para produção de palhada, proteção e melhorias dos solos, que também se mostra uma boa alternativa para a comercialização de grãos. A produtividade pode ultrapassar 50 sacas por hectare.

O mercado de grãos de milheto já está consolidado por sua qualidade e diferenciais e, por isso, apresenta alta liquidez, com preços atingindo 90% do preço do milho na maioria das regiões produtoras.

O agricultor Armiston Cassiano Barbosa, da cidade de Poxoréu (MT), chegou a colher 51 sc/ha de milheto, plantando os híbridos de milheto graníferos da ATTO Sementes. Além da produtividade, ele destaca a qualidade gerada no solo. "O milheto fez um ótimo trabalho na correção do solo, pois conseguiu reciclar os nutrientes e ajudou muito quando plantei a soja em sequência", destaca.

O engenheiro agrônomo Wilson Takuro Higuchi, que trabalha numa propriedade agrícola no município de Formosa do Rio Preto (BA), também chegou a esse patamar de produtividade, de 51 sc/há. Além de produzir os grãos, utilizou a palhada no preparo de solo para as próximas culturas.

Além da produção de grãos, o milheto é bastante utilizado para melhorar o solo para a próxima cultura, levando muitos benefícios para a soja, por exemplo.

Trabalhos a campo em lavouras comerciais, realizados pelo Departamento de Pesquisa ATTO Sementes, demonstram que o aumento de produtividade da soja, sobre a palhada de milheto, pode chegar a 3,48 sacas a mais por hectare, resultado esse obtido na média de quatro safras consecutivas. "Por sua alta sinergia com a soja, o agricultor consegue ganhos diretos e indiretos com a cultura do milheto, aumentando a sua rentabilidade como um todo", relata Juca Matielo, diretor comercial da ATTO Sementes.

O milheto também traz vários benefícios. Por ter um sistema radicular profundo e abundante, ele recicla os nutrientes do solo que se encontram nas faixas mais profundas, disponibilizando esses nutrientes para a cultura subsequente, o que ajuda na produtividade da soja.

O produtor Grazziani Rodrigo Menezes Carvalho, que planta milheto em São José do Xingu (MT) e Jataí (GO), sentiu essa diferença na soja. "Percebi que a soja plantada depois ficou muito mais uniforme, por conta da matéria orgânica deixada na área plantada e pela redução dos nematoides que afetam a soja", afirma. O milheto reduz a população do nematoide Pratylenchus brachyurus, que afeta muito a produtividade do grão.
 
QUALIDADE RAÇÃO - Para as Granjas de Aves, Suinocultores, Pecuaristas, o grão de milheto também tem grandes vantagens. O teor de proteína do grão de milheto produzido a partir dos híbridos graníferos chega a 14%. Portanto, o grão consegue gerar uma ração de alta qualidade aos animais, diminuindo os custos.

"Na formulação de rações, o custo mais elevado é o da proteína. E, quando o farelo de soja fica mais caro, o milheto acaba tendo uma competitividade imbatível", relata o melhorista-chefe da Atto Melhoramento, Luiz Bonamigo. Ele ainda cita a questão de o milheto poder ser usado in natura, sem a necessidade de moer, gerando, então, uma economia com energia elétrica no processamento da ração.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Heranças, negócios...

         É normal darmos importância ao que acontece no âmbito de nosso campo de visão, os chamados acontecimentos físicos para os quais normalmente estamos preparados para...

 

Enquete

Você votaria em Bolsonaro ou em Lula se as eleições fossem hoje?

 
 
 
Sitevip Internet