Notícias / Agricultura

12/01/21 às 14:28

Híbridos de Milheto - Agricultores alcançam produtividade de 40 a 50 sc/ha em MT

Diário de Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Híbridos de Milheto - Agricultores alcançam produtividade de 40 a 50 sc/ha em MT

Foto: Divulgação

Os agricultores brasileiros estão buscando levar mais lucratividade as suas propriedades com alternativas que ajudam a obter renda durante a safrinha. Uma dessas opções é o milheto, cultura mais comumente utilizada para produção de palhada, proteção e melhorias dos solos, que também se mostra uma boa alternativa para a comercialização de grãos. A produtividade pode ultrapassar 50 sacas por hectare.

O mercado de grãos de milheto já está consolidado por sua qualidade e diferenciais e, por isso, apresenta alta liquidez, com preços atingindo 90% do preço do milho na maioria das regiões produtoras.

O agricultor Armiston Cassiano Barbosa, da cidade de Poxoréu (MT), chegou a colher 51 sc/ha de milheto, plantando os híbridos de milheto graníferos da ATTO Sementes. Além da produtividade, ele destaca a qualidade gerada no solo. "O milheto fez um ótimo trabalho na correção do solo, pois conseguiu reciclar os nutrientes e ajudou muito quando plantei a soja em sequência", destaca.

O engenheiro agrônomo Wilson Takuro Higuchi, que trabalha numa propriedade agrícola no município de Formosa do Rio Preto (BA), também chegou a esse patamar de produtividade, de 51 sc/há. Além de produzir os grãos, utilizou a palhada no preparo de solo para as próximas culturas.

Além da produção de grãos, o milheto é bastante utilizado para melhorar o solo para a próxima cultura, levando muitos benefícios para a soja, por exemplo.

Trabalhos a campo em lavouras comerciais, realizados pelo Departamento de Pesquisa ATTO Sementes, demonstram que o aumento de produtividade da soja, sobre a palhada de milheto, pode chegar a 3,48 sacas a mais por hectare, resultado esse obtido na média de quatro safras consecutivas. "Por sua alta sinergia com a soja, o agricultor consegue ganhos diretos e indiretos com a cultura do milheto, aumentando a sua rentabilidade como um todo", relata Juca Matielo, diretor comercial da ATTO Sementes.

O milheto também traz vários benefícios. Por ter um sistema radicular profundo e abundante, ele recicla os nutrientes do solo que se encontram nas faixas mais profundas, disponibilizando esses nutrientes para a cultura subsequente, o que ajuda na produtividade da soja.

O produtor Grazziani Rodrigo Menezes Carvalho, que planta milheto em São José do Xingu (MT) e Jataí (GO), sentiu essa diferença na soja. "Percebi que a soja plantada depois ficou muito mais uniforme, por conta da matéria orgânica deixada na área plantada e pela redução dos nematoides que afetam a soja", afirma. O milheto reduz a população do nematoide Pratylenchus brachyurus, que afeta muito a produtividade do grão.
 
QUALIDADE RAÇÃO - Para as Granjas de Aves, Suinocultores, Pecuaristas, o grão de milheto também tem grandes vantagens. O teor de proteína do grão de milheto produzido a partir dos híbridos graníferos chega a 14%. Portanto, o grão consegue gerar uma ração de alta qualidade aos animais, diminuindo os custos.

"Na formulação de rações, o custo mais elevado é o da proteína. E, quando o farelo de soja fica mais caro, o milheto acaba tendo uma competitividade imbatível", relata o melhorista-chefe da Atto Melhoramento, Luiz Bonamigo. Ele ainda cita a questão de o milheto poder ser usado in natura, sem a necessidade de moer, gerando, então, uma economia com energia elétrica no processamento da ração.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet