Notícias / Assembleia Legislativa MT

10/01/21 às 20:33

Projeto de lei de autoria do deputado Dr. Eugênio prevê incentivo ao cicloturismo em Mato Grosso

Diego Saporski

AguaBoaNews, Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Projeto de lei de autoria do deputado Dr. Eugênio prevê incentivo ao cicloturismo em Mato Grosso

Foto: Assessoria

Na sessão plenária de (14.12.20), o deputado estadual Dr. Eugênio (PSB) apresentou o Projeto de Lei n° 1034/2020, que institui a política de incentivo ao cicloturismo no estado de Mato Grosso. O objetivo é o incentivo ao uso da bicicleta e ao turismo ecológico, a melhoria da saúde e bem-estar dos cidadãos, por meio da promoção do lazer e da atividade física, a valorização da cultura e dos atrativos turísticos mato-grossenses, o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e movimentação da economia do Estado e seus municípios e a promoção da mobilidade e acessibilidade.
 
 
O cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte a bicicleta. De acordo com o PL, os circuitos e rotas cicloturísticas serão traçados e implantados considerando as bacias hidrográficas, o relevo e a formação histórica, cultural e social de cada região.

Os municípios integrantes dos circuitos e rotas cicloturísticas poderão definir, dentro dos limites do respectivo município, o traçado das rotas que farão parte dos circuitos, de forma integrada com as rotas das cidades vizinhas, implantar sinalização específica e visível, devendo ser utilizada a denominação oficial dos circuitos, mapear e divulgar os atrativos e produtos turísticos existentes na região dos circuitos e rotas, como: monumentos históricos, atrativos naturais, hospedagens, locais para alimentação e hidratação, bicicletarias, paraciclos e bicicletários e unidades de saúde.
 
Ficará sobre responsabilidade do executivo estadual a definição do padrão da sinalização dos circuitos, o traçado geral a fim de integrar os municípios e suas rotas, instituir, administrar e divulgar em todo o estado.

Em justifica na proposição o parlamentar destaca as belezas turísticas da região do Araguaia. “Aqui em Mato Grosso, a exemplo da região do Araguaia, cidades como Barra do Garças, Água Boa, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Cocalinho, possuem lugares magníficos para pratica do cicloturismo”, exemplifica Dr. Eugênio.


Divulgação

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet