Notícias / Meio Ambiente

08/01/21 às 07:49

La Niña - Clima impacta regiões de formas diferentes

A La Niña traz grandes preocupações para o campo

Eliza Maliszewski

Agrolink

Imprimir Enviar para um amigo
La Niña - Clima impacta regiões de formas diferentes

Foto: AguaBoaNews

A La Niña e um dos termos mais falados nos últimos meses e traz grandes preocupações para o campo, que depende do clima para ter sucesso. Tradicionalmente é de mais seca no Sul, Sudeste e Centro-Oeste e mais chuva no Norte e Nordeste. A tendência vem se confirmando.

No Mato Grosso as chuvas foram irregulares no começo da janela de plantio da soja e cerca de 2,5% da área teve que ser replantada, segundo o Imea. Em São Paulo a área de replantio foi ainda maior, alcançando 10%, conforme apurou a Aprosoja. Já no Rio Grande do Sul a estiagem da safra passada está de volta. A Emater aponta que a falta de chuvas já deixa a soja em situação crítica em algumas regiões. Em Manoel Viana, por exemplo, localizada na Fronteira Oeste do estado, cerca de 80% da oleaginosa foi replantada. A volta das chuvas é considerada determinante mas as previsões não são animadoras e para a região Sul volumes maiores devem vir a partir do outono.

Outra cultura que preocupa é o milho. Na primeira safra o Paraná já registra perda de 1,4 milhão de tonelada. Em Santa Catarina foi registrada a pior estiagem dos últimos 15 anos, amenizada pelas chuvas que retornaram com força em dezembro. Mesmo assim as lavouras de milho já haviam sido impactadas. Segundo a Epagri o grão teve baixa de 19% e o milho silagem de quase 30%. Também houve reflexos em alho (-26%), cebola (-18%), feijão (-8%), fumo (-7%) e na soja as perdas são de 3%.

No estado gaúcho muitas lavouras de milho tiveram perda total. Na média devem ser perdidas 700 milhões de toneladas na safra. Desde novembro o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou repasse de R$ 445.118,96 para 21 cidades do Rio Grande do Sul. Já são 112 municípios em situação de emergência. Além dos prejuízos nas culturas também há falta de água para os animais, irrigação e consumo humano. 

Por outro lado as regiões Norte e Nordeste, tradicionalmente secas, experimentam bons volumes mas não em todos locais. Na Bahia, por exemplo, os municípios de Muquém do São Francisco, Buritirama e Igaporã decretaram emergência pela seca. Já no Ceará há chances de registro de chuvas acima da média histórica nas mesorregiões do Noroeste e Norte do Estado, Sertões e Jaguaribe durante janeiro, fevereiro e março, conforme previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet