Notícias / Nacional

16/12/15 às 16:42

Bolsa cai e dólar sobe após rebaixamento do Brasil

Wellton Máximo da Agência Brasil

Imprimir Enviar para um amigo
Bolsa cai e dólar sobe após rebaixamento do Brasil

O rebaixamento do Brasil pela agência de classificação de risco Fitch acelerou a alta da moeda norte-americana

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A bolsa de valores continua a cair e o dólar a subir após o rebaixamento do Brasil pela agência de classificação de risco Fitch. Hoje (16), por volta das 15h, o índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, caía 0,91%, e o dólar comercial operava em alta de 1,71%, vendido a R$ 3,943.

O rebaixamento acelerou a alta da moeda norte-americana. No fim da manhã, pouco antes da decisão da Fitch, a divisa estava sendo vendida a R$ 3,932. No caso da bolsa, o índice Ibovespa chegou a cair 1,7% logo após o anúncio do rebaixamento, mas recuperou-se um pouco depois das 14h.

Com a decisão da Fitch, o Brasil deixou de ter o grau de investimento (selo de bom pagador) por duas agências. Em setembro, a Standard & Poor's havia rebaixado o país. Sem o grau de investimento por duas agências, os fundos de investimento estrangeiros não podem mais aplicar recursos no país, o que ocasionará a fuga de capitais.

Além do rebaixamento, o mercado aguarda o resultado da reunião do Federal Reserve (Fed), Banco Central dos Estados Unidos. No encontro de hoje, a autoridade monetária norte-americana pode aumentar os juros pela primeira vez desde 2006. Juros mais altos nos países avançados atraem mais recursos para essas economias, provocando a fuga de capitais financeiros de países emergentes como o Brasil.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet