Notícias / Barra do Garças

08/07/15 às 19:47 / Atualizada: 08/07/15 às 19:50

Executivo e Judiciário vão construir e reformar sete centros socioeducativos, sendo um em Barra do Garças

Assessoria

Imprimir Enviar para um amigo
O Governo do Estado, em parceria com o Tribunal de Justiça (TJMT), assinará no próximo dia 24 de julho um Termo de Cooperação que garantirá aplicação de 20 milhões de reais na construção e reforma de sete unidades socioeducativas de Mato Grosso. Serão construídos novos Centros em Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande, além da reforma completa do complexo do Pomeri.

A cooperação entre os poderes vem sendo discutida ao longo deste ano e nasceu pela necessidade de dar dignidade ao sistema socioeducativo de Mato Grosso. A parceria foi anunciada durante visita do governador Pedro Taques e do presidente do TJMT, Paulo da Cunha, a cidade de Lucas do Rio Verde no mês de março.

As cidades contempladas com as novas unidades foram escolhidas de acordo com o diagnóstico do sistema de dados e informações contidas no Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Estado, formado pelo Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (NGER), da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) .

Os parâmetros arquitetônicos e de funcionamento das unidades seguirão as exigências legais previstas no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e demais legislações pertinentes. A previsão é que nos próximos 120 dias seja publicado o edital de licitação.

Para o secretário adjunto de Justiça, Luiz Fabrício Veira Neto, a parceria com o TJMT possibilitará a humanização do sistema, proporcionando condições para a correta socioeducação daqueles que cometem atos infracionais. “Com essa ação, teremos a regionalização de todo o Estado e estruturas físicas condizentes com o Sinase, além de melhorar a efetividade e eficácia dos programas de inclusão social dos egressos no sistema socioeducativo”.

A população atual de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no estado é de 149 internos, com capacidade total de 241 vagas. Em todas as unidades são ofertados serviços de assistência social, esporte, cultura, lazer, educação, cursos profissionalizantes e atendimentos de saúde.

Assim, pretende se cultivar os princípios previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de forma a preservar a preservar a identidade e oferecer um ambiente de respeito e dignidade ao adolescente. 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Coronavírus. Fé. Deus é Justo!

Deixamos de direcionar nossas metas de evolução e crescimento no âmbito da moral, e pior ainda, nos preocupamos com coisas materiais que não nos levam a nada, a não ser nos dar prazer e encantamentos, exaltando...

 
 
 
 
Sitevip Internet