Notícias / Saúde e Ciência

21/11/20 às 16:58

Novembro Azul: Nutricionista fala sobre alimentos que previnem o câncer de próstata

Luciane Mildenberger

Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Novembro Azul: Nutricionista fala sobre alimentos que previnem o câncer de próstata

Foto: Divulgação

Considerado o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata tem na campanha Novembro Azul, um movimento para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

No entanto, a prevenção pode ser bem antes dos 45 anos, idade em que o homem deve começar a fazer consultas com o urologista. “Alguns alimentos podem prevenir o tumor e manter uma dieta seletiva e balanceada, rica em frutas, verduras, legumes e grãos é fundamental para a manutenção da saúde do corpo”, diz a nutricionista do Fort Atacadista em Mato Grosso, Sheili Negrão Gomes.

A especialista em alimentação aponta quais os itens são indispensáveis na mesa do homem saudável. “É importante equilibrar na alimentação produtos ricos em carotenóides, que dão na natureza os tons de amarelo ao vermelho, como tomate, cenoura, abóbora, mamão, que protegem o organismo contra infecções”, cita a nutricionista. O tomate, aliás, é considerado um importante “amigo da próstata”, por possuir em sua composição também o licopeno, substância de alto poder antioxidante.

“O papel dos antioxidantes é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres”, explica Sheili, que sugere outros alimentos antioxidantes para consumo dos homens que são: linhaça, ameixa, morango, azeite, aveia, alho, cebola, uvas, batata doce, cacau, açafrão, laranja, maçã, entre outros.

Alimentos ricos em ácido fólico e selênio, como o brócolis, couve flor, espinafre, e as oleaginosas como nozes, amêndoas, avelã e amendoim, também possuem propriedades antioxidantes. “Os alimentos ricos em ômega 3, como a sardinha, chia, salmão, azeite, óleo de canola, fortalecem o sistema de defesa do organismo, além de reduzir o estresse e prevenir também contra doenças cardiovasculares”, reitera.

A nutricionista orienta ainda que além de uma alimentação equilibrada, com muita ingestão de água, o exercício físico também é indispensável na manutenção da saúde do corpo.

Na rede Fort Atacadista, o cliente pode encontrar uma variedade de frutas, verduras, legumes e produtos voltados para a alimentação. Em Cuiabá, as lojas do Fort Atacadista estão situadas nas Avenidas Miguel Sutil e Fernando Corrêa da Costa e, em Várzea Grande, na avenida da FEB.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet