Notícias / Agricultura

19/11/20 às 19:25

Regularização Fundiária - Sob relatoria de Fávaro, Senado aprova prorrogação de contratos do Incra

Assessoria

AguaBoaNews - Brasília

Imprimir Enviar para um amigo
Regularização Fundiária - Sob relatoria de Fávaro, Senado aprova prorrogação de contratos do Incra

Foto: Pedro França/ Agência Senado

O Senado aprovou em sessão deliberativa remota nesta quinta-feira (19) a Medida Provisória 993/2020 que autoriza o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a prorrogar contratos por tempo determinado. A matéria contou com relatoria do senador Carlos Fávaro (PSD-MT) e tinha tempo exíguo para aprovação na Casa, já que perderia a validade no próximo dia 24.

Ao editar a Medida Provisória, o governo federal destacou que o atual quadro do Incra não é suficiente para atender à demanda por regularização de terras que conta com cerca de 60,4 mil ocupações rurais georreferenciadas aptas para a instrução processual. São quase 26 mil interessados na regularização fiduciária impactando no volume de trabalho da autarquia.

De acordo com o a justificativa do governo federal, a aprovação da MP consiste na garantia da continuidade das ações do Incra para mitigar o passivo da regularização de terras.

Aprovado na Câmara dos Deputados na quarta-feira (18), o texto chegou ao Senado com tempo exíguo para apreciação, sob pena de perder sua validade. Na casa, recebeu seis emendas e o texto relatado por Fávaro precisava garantir a unidade da casa para não colocar em risco o trabalho do Incra.

“Eu vivi na pele a ausência da regularização fundiária. Cheguei em Mato Grosso há 34 anos num assentamento da reforma agrária e sei o que significa a ausência do título definitivo de posse da propriedade, que pode trazer ao homem do campo a oportunidade de acesso a financiamento, custeio, investimento, a dignidade para trabalhar e produzir na sua terra”, ressaltou o relator durante a apreciação da matéria.

Fávaro ainda ponderou que, no tocante à causa da regularização fundiária no Brasil, outras medidas ainda precisarão ser tomadas pelo Congresso Nacional a fim de melhorar o ambiente a condição de trabalho para que o Incra possa ser mais ágil na execução de sua função.

Senador Eduardo Braga (MDB-AM) ressaltou que a questão fundiária é uma das mais relevantes e mais graves hoje na Amazônia, Centro-Oeste, Nordeste e em determinadas regiões do Sul e do Sudeste. “Sem a questão fundiária nós não conseguiremos aprovar planos de manejo florestal, não conseguiremos aprovar crédito da agricultura familiar, não conseguiremos combater, sequer, a ocupação ilegal das terras e o desmatamento ilegal na Amazônia”, comentou ao destacar a importância da aprovação da Medida Provisória.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Caiubi Kuhn

Os fósseis vão às escolas

            Para muitas pessoas, é uma grande surpresa saber que em Mato Grosso já viveram na era mesozoica grandes dinossauros como Pycnonemosaurus nevesi e os Sauropodes, ou que na era...

 
 
 
 
Sitevip Internet