Notícias / Assembleia Legislativa MT

09/11/20 às 15:20 / Atualizada: 09/11/20 às 15:25

Projeto de lei prevê implantação de sistema biométrico de identificação de recém-nascidos

Assessoria

com redação

Imprimir Enviar para um amigo
Projeto de lei prevê implantação de sistema biométrico de identificação de recém-nascidos

Dep. estadual Dr. Eugênio.

“A medida tem como objetivo  vem modernizar o sistema de identificação, pois com o sistema biométrico, será possível emitir as carteiras de identidade dos recém-nascidos”.

De autoria do deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), o projeto de lei n° 925/2020, visa permitir a implantação de um sistema biométrico de identificação de recém-nascido.  De acordo com a proposta o sistema de identificação biométrico dos recém-nascidos consistirá na implantação de um banco de dados civil vinculando a impressão digital do recém-nascido ao de sua mãe.

As impressões digitais serão recolhidas imediatamente após o seu nascimento, por leitor biométrico eletrônico que será utilizado nas respectivas maternidades e hospitais. Ainda segundo justificativa do PL a estimativa de custo não será grande,  “...por menos de R$ 10,00 (dez reais) por criança o sistema pode ser implantado nas maternidades do país...”.

A proposta do parlamentar visa trazer benefícios ao cidadão, mães e famílias de Mato Grosso, “...A partir da medida será possível formar um arquivo de identificação civil especial, o qual servirá como importante fator de prevenção na resolução de casos de subtração e troca de bebês nas maternidades, podendo até auxiliar nos casos de abandono de recém-nascidos...”.

Estados como Santa Catarina, Paraná e Pernambuco já adotaram o sistema de implantação biométrico.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet