Notícias / Meio Ambiente

03/11/20 às 15:11

Operação Abafa Amazônia 2020 é lançada nesta terça-feira (3)

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Operação Abafa Amazônia 2020 é lançada nesta terça-feira (3)

Foto: Assessoria

Com o objetivo de responsabilizar os autores de infrações e crimes ambientais por uso ilegal do fogo, acontece, nesta terça-feira (3), a partir das 15h, a abertura oficial da Operação Abafa Amazônia 2020, no município de Nova Ubiratã. As ações seguem até o dia 13 de novembro.
 
“Teremos 11 dias de atividades em que trabalharemos na fiscalização e autuação daqueles que fizerem o uso de fogo e cometerem crimes ambientais em diversos municípios na região Norte de Mato Grosso “, ressaltou o diretor adjunto Operacional do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, tenente-coronel Dércio da Silva, que estará presente na solenidade.
 
A operação é realizada pela Força Integrada de Proteção Ambiental (FIPA), composta pelo Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema), Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
 
O nome "Abafa" faz referência a um dos métodos de combate ao fogo, que consiste na retirada do comburente da mistura, levando à extinção das chamas. Em alusão a isso, a Operação Integrada tem como finalidade coibir o uso irregular do fogo e está prevista no Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais - POTIF 2020, inserida na fase de Responsabilização, uma das quatro Etapas do Ciclo Operacional, sendo elas:  Prevenção, Preparação, Resposta e Responsabilização, o qual perdura durante o ano todo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet