Notícias / Cidades

19/10/20 às 12:16

A terra já tremeu 14 vezes em 12 cidade de Mato Grosso este ano

Rosário Oeste e Barão de Melgaço registraram os maiores abalos, segundo dados do Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília

Alecy Alves

Diário de Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
A terra já tremeu 14 vezes em 12 cidade de Mato Grosso este ano

Rosário Oeste, cidade registra abalos sismicos

Foto: Divulgação

Se você não sabia, pois fique sabendo agora: a terra já tremeu, literalmente, 14 vezes somente este ano em Mato Grosso.

Entre primeiro de janeiro e 25 de setembro, o Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília registrou abalos sísmicos em 12 cidades, sendo os maiores em Rosário Oeste e Barão de Melgago.

Nesses dois municípios os "terremotos" ocorreram no mês de janeiro.

O maior foi em Rosário Oeste, no dia 9,  as 9h52 e 33 segundos no horário local, com 3.2 mR (magnitude regional). Em Rosário Oeste a terra voltou a tremer no mês de março, no início da noite, as 18h26 do dia 17, com 2.5 mR de magnitude.  
 
O segundo maior abalo, ocorreu em Barão de Melgaço, exatamente as 07h17 e 29 segundos do dia 20, com potencia de 3 mR.

As outras cidades com registros de abalos são: Serra Nova Dourada, Chapada dos Guimarães, Acorizal, Pontes e Lacerda, Cláudia, Portos dos Gaúchos, Pedra Preta, Juruena, Alto Araguaia e Paranatinga.

Nenhum dos abalos representou riscos à segurança da população, mas o de Barão de Melgaço foi sentido e assustou os moradores.

Também foi em Barão de Melgaço, no Natal de 2004, por volta das 22hs, que ocorreu um dos tremores mais sentidos em área urbana no Estado, segundo registro do Observatório Sismológico (Obsis).

Foi de 3.8 mR (magnitude), com janelas balançando e queda de objetos de armários, conforme narrativa de moradores em reportagem do Diário na época.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet