Notícias / Assembleia Legislativa MT

16/10/20 às 12:04

Obras da FICO devem começar em abril de 2021

O anúncio foi feito durante uma live nas redes sociais do deputado estadual Dr. Eugênio.

Diego Saporski da assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Obras da FICO devem começar em abril de 2021

Foto: Assessoria SMS/AB

As obras de Mara Rosa/GO a Água Boa/MT devem começar em abril de 2021 e a Vale terá prazo de 5 anos para executar a obra. Essas foram algumas informações que o diretor substituto de ferrovias, André Luiz da Silva, relatou durante a conversa com o deputado Dr. Eugênio, que fez uma transmissão ao vivo direto de Água Boa.

São 383 quilômetros de trilhos ligando o Araguaia com a Ferrovia Norte Sul em Goiás. Trata-se de uma revolução no setor ferroviário para o Araguaia, uma grande fronteira agrícola em franca expansão.

Água Boa

O terminal de carga e descarga está confirmado para Água Boa, mas ainda não foi definido o local exato pela Vale, dependendo do projeto executivo. Mara Rosa/GO terá um porto de conexão com a Ferrovia Norte Sul. Esses detalhes só serão tratados mais tarde a partir do projeto executivo a ser elaborado pela Vale. Esse projeto deve ser entregue após tratativas com a Valec, empresa de ferrovias do Governo Federal, ainda antes do começo das obras ferroviárias.

BR-158

A sequência do projeto de asfaltamento da BR-158 será mesmo pelo contorno da reserva indígena Marãiwatsédé em Alto Boa Vista. São previstos 82km cujo trecho já está licitado. Já tem Licença Prévia e só espera a Licença de Instalação para iniciar a obra. Depende de definição de licenciamento ambiental e devido à restrição orçamentária. Em 2003 eram R$ 20 bilhões em recursos. Porém, de lá para cá o orçamento do ministério vem caindo.

Em 2020, são menos de R$ 7,5 bilhões. O Ministério da Infraestrutura o ministro Tarcisio Gomes de Freitas. Na calha da BR-158 desde Ribeirão Cascalheira/MT a Marabá/PA, está crescendo a participação da soja como produto de exportação. Isso exige cada vez mais rodovias e pontes. Ainda restam 130 quilômetros de chão batido para completar o asfaltamento da rodovia.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet