Notícias / Negócios

09/12/15 às 20:57

Atacadistas de Mato Grosso sentem efeitos da crise econômica

Luciane Mildenberger

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Atacadistas de Mato Grosso sentem efeitos da crise econômica

Joâo Carlos Sborchia

Restrições tributárias, concorrência desleal de empresas de outros estados e o momento econômico foram alguns pontos destacados nos discursos durante o 15º Encontro Anual do Setor Atacadista e Distribuidor de Mato Grosso. O evento aconteceu na última sexta-feira (04.12), no Buffet Ágora, em Cuiabá, e contou com a presença de empresários do setor, políticos e autoridades. O governador Pedro Taques foi representado na solenidade pelo secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, e pela primeira dama Samira Martins.

Segundo o presidente da Associação Mato-grossense dos Atacadistas e Distribuidores (AMAD), João Carlos Sborchia, os problemas na economia também afetaram o segmento, que a exemplo de outros setores econômicos vai encerrar o ano com queda no faturamento e a consequente redução no quadro de colaboradores. “Geramos cerca de 40 mil empregos no Estado, movimentando a economia de forma geral, mas sofremos com problemas logísticos, restrições tributárias e a forte concorrência de atacados de outros estados que são beneficiados com incentivos fiscais”, completou.

Já o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor de Mato Grosso (SINCAD-MT), Sérgio José Gomes, usou a fala para algumas reflexões sobre o ambiente empresarial e econômico. Ele citou os dados da pesquisa ICEC (Índice de Confiança do Empresário do Comércio) que nunca chegou em patamares tão baixos na história, desde 2011. “Numa avaliação simples percebo que nunca foi tão necessária a união de forças para sobrepor as realidades pessimistas que estamos enfrentando. Urge a necessidade de sermos mais participativos como empresários junto aos nossos órgãos representativos”, afirmou.

Os presidentes das duas entidades lembraram dos muitos trabalhos sociais realizados pelos atacadistas por meio da AMAD Mulher, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade. “Ao longo da nossa atuação, pelas campanhas realizadas, conseguimos mobilizar 264 parceiros e colaborar com 31 instituições sociais, doando toneladas de alimentos e itens de primeira necessidade a crianças e idosos”, destacou a presidente da AMAD Mulher, Sheila Sborchia.

Para o gerente da Central de Negócios da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), João Aparecido Pereira, que na oportunidade representou o presidente da ABAD, José do Egito, a AMAD é uma das filiadas mais atuantes do Brasil. “A AMAD realiza grandes campanhas sociais durante o ano, e em 2015 foi a primeira a criar turmas presenciais do Programa Treina Vendas. Isso prova a visão e o pioneirismo desta entidade, com atuação competente e focada nos desafios para o próximo ano”.  

FACILITADOR
Durante a solenidade, o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, falou que o governador Pedro Taques está promovendo uma grande reforma tributária. “Os impostos hoje derrubam quem é empresário e aniquilam quem quer ser empresário. Para fazer a reforma tributária no Estado todos os setores serão ouvidos. O governo não quer aumentar a arrecadação com aumento de impostos, mas com o corte de gastos. Reconhecemos no setor atacadista empresários que trabalham de sol a sol, produzem, geram emprego e renda, e realizam um trabalho social fantástico com a AMAD Mulher”, disse. 

Paulo Taques enfatizou que o governo não pode ser atrapalhador, mas facilitador. “Tenho aqui empresários que querem trabalhar, gerar emprego e renda. O governo não pode atrapalhar  empresários com essa intenção. Por isso, vamos corrigir o que é possível, ouvindo o setor, sabendo o que pensam para encontrar soluções”, concluiu o secretário da Casa Civil.

A primeira dama, Samira Martins, agradeceu aos atacadistas pela ajuda recebida desde o primeiro dia de governo, quando a AMAD e o SINCAD-MT, de forma emergencial, garantiram por 100 dias o fornecimento de alimentos e remédios para o Lar da Criança, além da manutenção dos aparelhos de ar-condicionado da entidade. “Quero aqui prestar a minha eterna gratidão pela mão estendida ao Lar da Criança. Esperamos retribuir com muito trabalho”, disse.

O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS-MT), Valdiney de Arruda, enfatizou que o segmento atacadista representa um grande empregador do comércio mato-grossense. “Gera muito emprego e renda, e não tem situação de trabalho precário ou escravo. Pelo contrário, há sempre muita humanização, com inclusão social. É um setor de grande relevância, que trabalha políticas de boas práticas que devem ser imitadas por outras empresas”, opinou.

Por fim, o senador José Medeiros lembrou do trabalho realizado pela AMAD e a ABAD, em Brasília (DF), em prol do setor, em assuntos como unificação de alíquotas, segurança jurídica em relação à guerra fiscal, validação de incentivos fiscais, terceirização, entre outros. “Temos um grande carinho por este segmento, que se dedica e trabalha muito não só em Mato Grosso, mas também na capital federal”, finalizou.

Também prestigiaram o evento o secretário de Estado de Turismo, Luiz Carlos Nigro; o deputado estadual Cel. Taborelli; o vereador Renivaldo Nascimento; o secretário de Governo de Várzea Grande, Juarez Pizza; o presidente da Fecomércio, Hermes Martins da Cunha; o presidente da ASMAT, Alessandro Morbeck; e o presidente da Acomac, José Wenceslau Souza Junior, bem como o presidente eleito da Acomac, Gustavo Nascimento. Participaram ainda diversas lideranças sindicais patronais de outros setores econômicos  do comércio como Roberto Peron (Sincotec); Manoel Procópio da Silva Filho (Sindióticas); Marco Pessoz (Sicovi-MT); e Júnior Cezar Vidotti (Sincalco).
  • Atacadistas de Mato Grosso sentem efeitos da crise econômica

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet