Notícias / Agricultura

13/10/20 às 17:17

Estimativa prevê safra recorde de 252 milhões de toneladas em 2020

Cristiane Crelier

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Estimativa prevê safra recorde de 252 milhões de toneladas em 2020

Produção de soja estimada em 121,4 milhões de toneladas só não foi maior devido à estiagem

Foto: Jaelson Lucas/AEN-PR

A estimativa para a safra nacional de grãos, já em patamar recorde, foi elevada mais uma vez e deve chegar a 252,0 milhões de toneladas em 2020, ficando 4,4% acima da colheita de 2019. A soja, o algodão herbáceo e o café devem atingir no ano seus patamares mais altos de produção na série histórica do IBGE.

O milho também está em alta, inclusive com boas perspectivas no mercado, mas não deverá atingir o recorde alcançado no ano anterior. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de setembro, divulgado hoje (8) pelo IBGE.

A produção de soja de 2020 alcança mais um recorde da série histórica do IBGE, devendo totalizar 121,4 milhões de toneladas, aumento de 7,0% frente à safra de 2019 e de 0,3% em relação ao que era estimado em agosto. E a colheita da leguminosa só não será ainda maior devido a um declínio de 39,4% na produção gaúcha, que sofreu com uma estiagem prolongada entre dezembro e maio.

“Os preços da soja mantiveram-se elevados, alavancados pela valorização do dólar e pela forte demanda internacional, o que fica evidenciado pelo ritmo de vendas antecipadas, maior que no ano anterior”, comenta Carlos Barradas, analista de Agropecuária do IBGE.

Já a estimativa para o milho continua abaixo do recorde de 2019, mas está cada vez mais perto (100 mil toneladas de diferença), sendo o segundo patamar mais alto da série do IBGE. Em relação à última informação, a estimativa da produção cresceu 0,2%, totalizando 100,5 milhões de toneladas. Tanto a demanda interna, devido ao aumento do consumo pelos produtores de carnes, quanto à externa, em decorrência da depreciação cambial do Real, estão em alta.

“A baixa oferta no mercado e a elevada procura pelo produto impulsionam os preços no mercado brasileiro, o que vem estimulando maiores investimentos nas lavouras de milho, principalmente no Paraná e na região Centro-Oeste. Além disso, algumas usinas de produção de álcool a partir do milho estão se instalando no Mato Grosso, o que pode também elevar regionalmente a demanda pelo cereal, possibilitando um aproveitamento maior dessa matéria-prima, com redução de custos logísticos e, consequentemente, uma diminuição na defasagem de preços entre diferentes praças”, ressalta Barradas.

Por outro lado, o café é mais um produto com estimativa de recorde, puxado pela variedade arábica, e também oferece boas perspectivas para o mercado, segundo Barradas. A produção brasileira deve alcançar 3,6 milhões de toneladas, crescendo 1,7% em relação ao que era esperado no mês anterior e 21,5% frente a 2019, sendo 2,8 milhões de toneladas da variedade arábica.

“Tivemos uma safra de café arábica sem precedentes, um produto de excelente qualidade que deve permitir que os produtores brasileiros recuperem importantes mercados internacionais”, assinala o pesquisador.

O algodão tem sido outro destaque na safra de grãos de 2020, com um recorde de produção esperado em 7,1 milhões de toneladas, aumento de 2,4% em relação à estimativa de agosto e de 2,7% em relação a 2019.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet