Notícias / Meio Ambiente

08/10/20 às 09:45 / Atualizada: 08/10/20 às 17:51

Cachorro-Vinagre - Caminhoneiro encontra filhote de animal raro que está em extinção na BR-158 e aciona Corpo de Bombeiros

Assessoria 4ª CIBM com G1 MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cachorro-Vinagre - Caminhoneiro encontra filhote de animal raro que está em extinção na BR-158 e aciona Corpo de Bombeiros

Foto: Assessoria 4ª CIBM

Um filhote de cachorros-do-mato-vinagre, uma espécie de canídeo considerada uma das mais raras do Brasil e que está ameaçada de extinção, foi resgatado depois de ficar perdido na BR-158, em Nova Xavantina (MT).
 
De acordo com o Corpo De Bombeiros, um caminhoneiro encontrou o filhote e ligou pedindo ajuda, já que não sabia qual animal se tratava. O resgate ocorreu na terça-feira (6) e foi divulgado nessa quarta-feira (7).
 
Segundo os bombeiros, o filhote foi resgatado e então identificado como cachorro-do-mato-vinagre, um animal raro ameaçado de extinção.
 
Com o filhote em segurança, a equipe fez contato com uma clínica veterinária para avaliar as condições de saúde dele, onde ficou sob cuidados médicos.
 
Após avaliação do estado, constatou que ele estava saudável. Em seguida os bombeiros entregaram o filhote à Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que vai decidir se ele será solto ou ficará em observação.
 
CACHORRO-VINAGRE — Foto: ARQUIVO TG
CACHORRO-VINAGRE — Foto: ARQUIVO TG
 
O animal
 
A espécie é considerada o menor e mais sociável canídeo silvestre do País. Mede cerca de 30 centímetros e pesa aproximadamente 6 quilos. A pelagem é marrom-amarelada no dorso e quase preta na parte debaixo do pescoço, do ventre, nas patas e na cauda. Tem orelhas pequenas e pernas curtas.

 
Alimenta-se de pacas, gambás, patos, rãs e cutias. Vive em matilhas familiares compostas por até dez indivíduos. O bando se comunica por sons variados e agudos.
 
É pouco conhecido na América do Sul e por isso é considerado raro. Tem o hábito de cavar galerias no chão e abrigar-se em buracos de tatus ou em ocos de árvores.
 
Na reprodução nascem até quatro filhotes. A gestação dura entre 65 e 80 dias e os filhotes desmamam após os três meses de vida.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet