Notícias / Policial

03/10/20 às 22:49

Goiânia/GO - PF combate tráfico de madeiras em terras indígenas

Operação Oroborus desarticula esquema de tráfico de madeiras extraídas de florestas pertencentes a unidades de conservação federal e terras indígenas, localizadas na região norte do Brasil.

Assessoria PF

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Goiânia/GO - PF combate tráfico de madeiras em terras indígenas

Foto: Assessoria PF

 A Polícia Federal deflagrou hoje (2/10) a Operação OROBORUS, visando combater crime ambiental de tráfico de madeiras extraídas de florestas pertencentes a unidades de conservação federal e terras indígenas, localizadas na região norte do Brasil. 
 
Cerca de 60 policiais federais estão cumprindo 13 mandados de busca e apreensão, nos Estados de Goiás e Pará, sendo 1 em Aparecida de Goiânia/GO, 11 em Anápolis/GO e 1 em Marabá/PA.

A investigação identificou um grupo criminoso que promove o transporte e comercialização de madeira de origem clandestina do norte pra outras regiões do País, utilizando integrantes que serviam-se de olheiros e batedores a fim de obter informações de policiamento nas estradas, para desviar percursos e evitar fiscalizações.

Em caso de abordagens fiscalizatórias, os integrantes do grupo apresentavam Documentos de Origem Florestal - DOFs e Guias de Transporte Florestal – GTFs falsificados, no afã de dar aparência de legalidade à madeira extraída (angelim-vermelho, angelim-pedra, angico, ipê entre outras espécies).

Os investigados, dentre eles um ex-Superintendente do Ibama em Goiás, poderão responder pelos crimes de associação criminosa e tráfico de madeira, com penas que, somadas, alcançam mais de 12 anos de prisão.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet