Notícias / Agricultura

25/09/20 às 10:16

Ministra da Agricultura cancela vinda à Cuiabá

Por meio de comunicação formal de sua assessoria, a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, cancelou, por motivos pessoais, sua vinda a Cuiabá no próximo dia 28

Assessoria Aprosoja

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Ministra da Agricultura cancela vinda à Cuiabá

Foto: Assessoria

A visita seria feita a convite da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), para que a Ministra pudesse conversar e ouvir produtores rurais sobre temas de interesse da produção de soja e milho e, especialmente, para tratar do tema “Calendarização do Plantio da Soja”, que limita o plantio da cultura até 31 de dezembro, e que a maioria do produtor de soja é terminantemente contra.
 
A revogação ou alteração da Instrução Normativa Conjunta Sedec/Indea-MT nº 002/2015, que estabeleceu a calendarização do plantio da soja, é uma luta constante da atual diretoria da Aprosoja.
 
Aprosoja entende que a Calendarização do Plantio da Soja no estado infringiu dispositivos da Lei nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a Política Agrícola, do Decreto nº 5.741/2006, que organiza o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), assim como da Instrução Normativa do Ministério da Agricultura nº 002/2007, que institui o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), esta, inclusive, dispondo em seu artigo 18, que os produtores e a Pesquisa agrícola deveriam ser previamente ouvidos, o que não aconteceu.
 
“Lamentamos o cancelamento da vinda da Ministra, pois seria uma oportunidade ímpar para ela não somente ouvir a realidade do campo, mas também constatar que a calendarização do plantio da soja em Mato Grosso foi feita de forma equivocada”, destaca a Aprosoja.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet