Notícias / Saúde

24/09/20 às 13:07 / Atualizada: 24/09/20 às 13:22

Aldeia dos índios Waurá, no Xingu, também retoma aulas escolares

Orlando Brito

Os Divergentes (osdivergentes.com.br)

Imprimir Enviar para um amigo
Aldeia dos índios Waurá, no Xingu, também retoma aulas escolares

Os pequenos irmãos Waurá de volta às ulas na aldeia Piyulaga

Foto: Yanahin Waurá

A ameaça dos males da pandemia do Coronavírus foi além das cidades e centros urbanos de mundo afora e de Brasil adentro. Chegou também às terras indígenas brasileiras, por exemplo ao Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso.

Como prevenção à Covid-19, os caciques das aldeias do Xingu suspenderam, no dia 20 do mês de março, as aulas escolares para crianças, adolescentes, mulheres e adultos. Foi assim com as tribos Kamayurá, Yawlapiti, Kuikuro, Matipu, Aweti, Kalapalo, Krain-a-Kore e Waurá etc.

Nessa semana, após cuidadosa avaliação para o não contágio dos alunos, o chefe Yapatsiyama Waurá, da aldeia Piyulaga resolveu devolver aos alunos as aulas dos cursos de alfabetização em Português, além de História, Matemática, Ciências, Geografia, Cultura Geral. E ainda sobre higiene e o próprio idioma.

Por enquanto, as aulas não são para os 164 alunos juntos. E sim restritas para cada família, proferidas por 12 professoras e professores indígenas e uma branca. São, na verdade, 122 crianças, 28 homens e 14 moças. Sempre observadas pelo diretor da escola, Daikir Waurá.

Evidentemente, todos os cuidados com a saúde recomendados pelos sanitaristas foram seguidos à risca. Tanto os professores e professoras, assim como alunos e alunas participam das aulas na escola em uma oca da aldeia protegidos por máscaras, álcool em gel e guardando distância de segurança.
O retorno das aulas à aldeia Piyulaga acontece dias depois de várias áreas do Parque do Xingu serem atingidas por queimadas. Porém, as chuvas que caíram sobre a região nos últimos dias amenizou os efeitos do fogo e devolveu às crianças a alegria de brincar no pátio da aldeia.


As fotos desse ensaio são de autoria do índio Yanahin Waurá




















 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet