Notícias / Meio Ambiente

14/09/20 às 10:14

Cinco tratores usados para desmatamento no Pantanal são apreendidos

A partir do trabalho de monitoramento realizado pela SEMA, foi possível a Fiscalização impedir que o desmatamento fosse concluído, evitando o emprego de fogo, que poderia resultar em mais uma frente de incêndio florestal

Renata Prata | Sema/MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cinco tratores usados para desmatamento no Pantanal são apreendidos

Apreensão de Maquinas no Pantanal

Foto: Sema/MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apreendeu cinco tratores utilizados em desmatamento no Pantanal, no município de Poconé. A partir do trabalho de monitoramento realizado pela Sema, foi possível impedir que o desmatamento fosse concluído, evitando o emprego de fogo, que poderia resultar em mais uma frente de incêndio florestal.

Os tratores foram apreendidos na quinta-feira (10.09) na fazenda Bom Jesus III por fiscais da Coordenadoria de Fiscalização de Flora e retirados do proprietário, que é prestador de serviço contratado pelo dono da área desmatada. Estava ocorrendo a destruição de Área de Preservação Permanente (APP), já com descaracterização total do Bioma, com a retirada de mata ciliar ao redor de uma lagoa natural, pequeno refúgio para os animais silvestres como inúmeros jacarés e aves que se encontravam no local.

Conforme constatações realizadas pelos fiscais no local /e confirmadas por responsável pelo desmate, o intuito era concluir o desmatamento e queimar as leiras com material lenhoso, para em seguida realizar a semeadura de pastagem exótica, visando expansão da atividade de pecuária. As multas estão sendo calculadas.

A Sema está focada no monitoramento diário do Pantanal. Se for constatado tentativas de desmatamento, equipes de fiscalização são enviadas para realizarem as constatações “in loco”, visando a responsabilização com autuação administrativa, apreensão e remoção de maquinários, efetivando assim a descapitalização imediata dos responsáveis por ilícitos ambientais. 

A ação de Fiscalização faz parte da Operação Arco Norte, que dentre outros números de produtividade, destaca-se a apreensão e remoção de 47 máquinas em seis meses. Somente na quinta-feira foram removidos seis tratores que estavam sendo empregados em ilícitos ambientais: cinco em Poconé e um no norte do estado, município de Nova União.

O serviço de remoção de maquinário é financiado pelo Programa REM-MT e as máquinas são depositadas no pátio da Sema em Cuiabá, gerenciado pela Coordenadoria de Bens e Produtos Retidos. Muitas dessas máquinas são destinadas a entidades sem fins lucrativos, prefeituras ou outros órgãos para realizarem obras de interesse público. Atualmente dez tratores estão sendo empregados no combate ao incêndio no Pantanal.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Gilberto Figueiredo

Oficialização de Pazuello em Ministério garante continuidade de ações na Saúde

Foi com satisfação que recebi a notícia da permanência e oficialização de Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde. O gestor, que antes atuava como interino, assumiu oficialmente a pasta na...

 
 
 
 
Sitevip Internet