Notícias / Eleições

10/09/20 às 16:37 / Atualizada: 10/09/20 às 16:44

Campinápolis - Coronel Fernanda participa de convenção; Patriota terá único pré-candidato a prefeito índio em MT

Campinápolis realizou a primeira convenção municipal em uma aldeia indígena de Mato Grosso, nesta quarta-feira (09).

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Campinápolis - Coronel Fernanda participa de convenção; Patriota terá único pré-candidato a prefeito índio em MT

Foto: Assessoria

Na ocasião, foram confirmados os nomes dos pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito da etnia Xavante pelo partido Patriota, Sererê Xavante e Izaías Prowe, respectivamente. Além de nove vereadores índios e não-índios.  

A aldeia indígena Campinas fica localizada a 80 km do município Campinápolis, distante 500 km de Cuiabá. A cidade possui pouco mais de 15 mil habitantes, sendo que 2/3 da população são indígenas.   

“Estamos aqui buscando nosso espaço como parte de Campinápolis. Embora a chapa seja pura, apenas de indígenas, queremos trabalhar para índios e não-índios. Porém, conheço a realidade Xavante e quero atender às necessidades do meu povo, que são muitas”, destacou Sererê em discurso. 

A Coronel Fernanda, que é a pré-candidata do Patriota ao Senado apoiada pelo presidente Jair Bolsonaro, fez questão de participar da convenção.  

“Fico feliz em saber que a comunidade indígena está organizada, querendo fazer parte da política mato-grossense porque só vocês conhecem a realidade e é preciso se unir para que a mudança aconteça. Nada melhor que um representante indígena para defendê-los. E estou disposta a apoiá-lo no que puder”, ressaltou a coronel. 

A militar citou ainda que o presidente Bolsonaro, ao contrário do que muitos dizem, se preocupa com a população indígena e quer garantir direito de crescimento financeiro. “O presidente quer autorizar o uso de terras indígenas para que os mesmos as explorem e tenham independência econômica, e protejam o restante”.  

Sererê é o único indígena que disputará a eleição majoritária municipal no Estado. 
  • Campinápolis - Coronel Fernanda participa de convenção; Patriota terá único pré-candidato a prefeito índio em MT
  • Campinápolis - Coronel Fernanda participa de convenção; Patriota terá único pré-candidato a prefeito índio em MT
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Gilberto Figueiredo

Oficialização de Pazuello em Ministério garante continuidade de ações na Saúde

Foi com satisfação que recebi a notícia da permanência e oficialização de Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde. O gestor, que antes atuava como interino, assumiu oficialmente a pasta na...

 
 
 
 
Sitevip Internet