Notícias / Eleições

10/09/20 às 16:37 / Atualizada: 10/09/20 às 16:44

Campinápolis - Coronel Fernanda participa de convenção; Patriota terá único pré-candidato a prefeito índio em MT

Campinápolis realizou a primeira convenção municipal em uma aldeia indígena de Mato Grosso, nesta quarta-feira (09).

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Campinápolis - Coronel Fernanda participa de convenção; Patriota terá único pré-candidato a prefeito índio em MT

Foto: Assessoria

Na ocasião, foram confirmados os nomes dos pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito da etnia Xavante pelo partido Patriota, Sererê Xavante e Izaías Prowe, respectivamente. Além de nove vereadores índios e não-índios.  

A aldeia indígena Campinas fica localizada a 80 km do município Campinápolis, distante 500 km de Cuiabá. A cidade possui pouco mais de 15 mil habitantes, sendo que 2/3 da população são indígenas.   

“Estamos aqui buscando nosso espaço como parte de Campinápolis. Embora a chapa seja pura, apenas de indígenas, queremos trabalhar para índios e não-índios. Porém, conheço a realidade Xavante e quero atender às necessidades do meu povo, que são muitas”, destacou Sererê em discurso. 

A Coronel Fernanda, que é a pré-candidata do Patriota ao Senado apoiada pelo presidente Jair Bolsonaro, fez questão de participar da convenção.  

“Fico feliz em saber que a comunidade indígena está organizada, querendo fazer parte da política mato-grossense porque só vocês conhecem a realidade e é preciso se unir para que a mudança aconteça. Nada melhor que um representante indígena para defendê-los. E estou disposta a apoiá-lo no que puder”, ressaltou a coronel. 

A militar citou ainda que o presidente Bolsonaro, ao contrário do que muitos dizem, se preocupa com a população indígena e quer garantir direito de crescimento financeiro. “O presidente quer autorizar o uso de terras indígenas para que os mesmos as explorem e tenham independência econômica, e protejam o restante”.  

Sererê é o único indígena que disputará a eleição majoritária municipal no Estado. 
  • Campinápolis - Coronel Fernanda participa de convenção; Patriota terá único pré-candidato a prefeito índio em MT
  • Campinápolis - Coronel Fernanda participa de convenção; Patriota terá único pré-candidato a prefeito índio em MT

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet